TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio De Sociologia

Artigos Científicos: Portifolio De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Nas linhas decorrentes procuramos apresentar a importância de se estar inserido na sociedade, dentro dos padrões tecnológicos que nela exige.

Há muito tempo, desde que os homens das cavernas passaram a caminha e sobreviver pela terra, às maquinas já fazia parte da sua vida. Neste caso só atribuímos ao termo maquina um novo significado, que é a ajuda ao homem a desempenhar algum tipo de função com maior facilidade.

A espécie humana depende tanto dos computadores, que muitas empresas, hospitais, indústrias e ate mesmo pessoas comuns, não conseguem viver sem o auxilio desta maquina. Por outro lado a sociedade enfrenta um desafio que é a inclusão digital, pois, apesar da importância da informática para a sociedade, muitas pessoas estão de fora desta realidade. Sendo denominadas analfabetas digitais. Essas pessoas estão atrasadas e vivendo desconectadas dos avanços tecnológicos dos avanços que a sociedade tem dado. A inclusão digital também é um passo importante para a inclusão social, gerando mais possibilidade de desenvolvimento individual.

DESENVOLVIMENTO

No contexto histórico em que vivemos é muito comum ouvir a expressão inclusão digital. Mas afinal de contas, o que é inclusão digital? Pode-se dizer que é democratização do acesso às tecnologias da informática e comunicação, dando oportunidade a população carente a se inserir na sociedade de tecnologia da informação. A inclusão digital vem sendo cada vez mais solicitado na vida do individuo e o Brasil vem encontrando muitas dificuldades para estabelecer avanços nesse sistema, incluir uma pessoa digitalmente não é apenas alfabetiza-la em informática, mais sim, fazer com que o conhecimento adquirido na informática seja útil para melhorar seu quadro social.

Vivemos em um mundo de constantes transformações, a cada nova geração muda-se as formas de se relacionar e de viver em sociedade. As pessoas que não conseguem se enquadra nesse processo são considerados analfabetos digitais.

Analfabetismo digital é uma expressão relativamente nova e não se associa as letras, mas sim a exclusão digital. Sendo assim é de fundamental importância que todos consigam ter acesso a computadores e saibam operar sistemas básicos. É notório que as comunidades rurais em todo país, possuem serias limitações ao acesso à informação. Hoje em nosso município podemos constatar mudanças significativas em relação à acessibilidade aos sistemas informativos. O Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Serrinha – Ba busca levar a inclusão digital para as comunidades de baixa renda e Colégios públicos alcançando a faixa etária de 08 à 18 anos, como: Centro Digital da Cidadania (CDC), Escola de Ciência e Tecnologia, Programa Nacional de Tecnologia Educacional que tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede municipal de ensino.

A inclusão social vai muito alem da exclusão digital, mas acreditamos, que a internet, seja um bom começo para fazermos uma verdadeira inclusão social no Brasil, ligando as pessoas a uma conexão a sociedade a qual está inserida.

CONCLUSÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com