TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Positivismo Sociológico

Casos: Positivismo Sociológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  2.021 Palavras (9 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Ética, Moral e Direito

Ética, Moral e Direito

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências Sociais

Enviado por: Camila 22 dezembro 2011

Palavras: 2411 | Páginas: 10

...

o são fáceis de explicar quando alguém pergunta”. Essa é a mais simples verdade, todos nós temos uma noção pessoal do que é ético ou não, mas saber explicar... Não é tão fácil.

A ética a qual me refiro na maior parte desse trabalho está mais próxima de seu segundo significado, engloba a religião, a moral, as normas de trato social e o direito. Esse conjunto, ao qual daremos o nome de normas éticas, é o responsável pelo bem estar da sociedade, às pessoas que se mantém em conformidade com ele normalmente são as chamadas de “boas” ou “virtuosas”. Também é usada a palavra ética para definir as normas morais fixas, as que são naturais e universais, ou seja, não variam culturalmente, mas veremos isso mais pra frente, quando estivermos tratando do vem a ser a moral.

As normas éticas são aquelas regras que buscam indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. São aquelas que instruem os seres humanos à como serem pessoas mais virtuosas, honestas e que, ao mesmo tempo, faz com que as pessoas que seguem essas regras se sintam ainda mais “espirituosamente” felizes.

Existem poucas divergências, na verdade, quando se trata de afirmar que o ser humano tem uma natureza ética, vários filósofos sempre afirmaram que o homem é um ser inerentemente social e, por conseqüência, ético. Para Aristóteles, nem as riquezas, nem as honras e nem os prazeres mundanos são capazes de tornar o ser humano realizado como individuo, na verdade, o que o tornaria um ser completo seria o cumprimento de seus deveres junto a sociedade, ou seja, uma vida virtuosa e ética. Para São Tomás de Aquino, a aspiração por uma vida social é algo inato nos homens, logo a ética se torna um instrumento necessário para mediação dessa interação.

Grande parte das normas éticas são definidas culturalmente (com exceção chamada “moral universal”) e, por cada cultura possuir suas peculiaridades, não nos cabe tratar a nossa como superior e sim apenas como as que nos concernem.

Passemos a tratar dessa coisa chamada “moral”.

3. A Moral

“A moralidade é a melhor de todas as regras para orientar a humanidade.”

Friedrich Nietzsche

Segundo o Dicionário Aurélio:

mo.ral [Lat. morale] sf. Conjunto de regras de conduta ou hábitos julgado válidos, quer universalmente, quer para grupo ou pessoa determinada.

A Definição Básica

A Moral é um instrumento de controle social, um conjunto de práticas, costumes e padrões de conduta. É um tipo de norma que varia no tempo e no espaço, por isso cada povo possui sua moral, que evolui no curso da história, desenvolvendo novos modos de agir e pensar.

A Moral e a Ética

É muito comum a confusão de sentidos entre a palavra moral e a palavra ética, tudo isso se deve à sua origem etimológica.

Moral deriva do latim moris/morale, "relativo aos costumes". O fato importante é que essa palavra surgiu em uma tentativa dos romanos traduzirem a palavra grega êthica.

Moral não traduz, no entanto, por completo, a palavra grega originária. É que êthica possuía, para os gregos, dois sentidos complementares: o primeiro derivava de êthos e significava, numa palavra, a interioridade do ato humano, ou seja, aquilo que gera uma ação genuinamente humana e que brota a partir de dentro do sujeito moral, ou seja, êthos remete-nos para o âmago do agir, para a intenção. Por outro lado, êthica significava também éthos, remetendo-nos para a questão dos hábitos, costumes, usos e regras, o que se materializa na assimilação social dos valores.

A tradução latina do termo êthica para mores "esqueceu" o sentido de êthos (a dimensão pessoal do ato humano), privilegiando o sentido comunitário da atitude valorativa. Dessa tradução incompleta resulta a confusão que muitos, hoje, fazem entre os termos ética e moral.

Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:

1. Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;

2. Ética é permanente, moral é temporal;

3. Ética é universal, moral é cultural;

4. Ética é regra, moral é conduta da regra;

5. Ética é teoria, moral é prática.

E assim vai.

4. O Direito

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

“Voltaire”

Segundo o Dicionário Aurélio:

di.rei.to [Lat. directu] (...) sm. 8. O que é justo, conforme a lei. 9. Faculdade legal de praticar ou não praticar um ato. 10. Prerrogativa que alguém tem de exigir de outrem, em seu proveito, a pratica ou abstenção de algum ato; jus. 11. O conjunto das normas vigentes num país. (...)

Introdução

O Direito é sem dúvidas a mais importante das normas éticas, por sua imperatividade e coercibilidade é capaz de cercear os indivíduos que ignoram a existência da moral e da religião.

Ele esteve presente desde o inicio das sociedades e está presente dentro de todas as sociedades que ainda existem. Há a teoria que diz que aonde existam homens, haverá sociedade e aonde há sociedade, há o Direito.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com