TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potencias da narrativa

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Gustavo Marques de Azevedo – Educação Física – 3º Termo

TS        

Resenha: As Potências da Narrativa – Samira Lima da Costa        

O texto aborda o questionamento sobre o uso da narrativa de memória de vida como método de pesquisas e intervenções sociais, servindo como ferramenta de acesso à informações.

O debate se faz necessário devido à questionamentos feitos por estudantes sobre o uso da narrativa como ferramenta interventiva e à dúvidas que surgem sobre os benefícios desse método para o usuário.

Os estudantes da UNIFESP campus baixada santista tem sua formação com uma proposta pedagógica que traz um contato com diferentes serviços públicos e pilares que trazem uma necessidade de aproximação entre estudantes e usuários, surgindo aí a narrativa de memórias como um importante aliado na intervenção. Porem surgem algumas duvidas quanto a funcionalidade de um caráter que seria mais investigativo e menos interventivo por parte do método discutido.

Foi observado no caso da narrativa feita com Ronaldo (nome fictício usado no texto) a importância deste método de memorias para o usuário, seu interesse em narrar livremente sua historia e sua própria fala evidenciando a importância para ele de ter contado sua história mostraram a eficácia na melhoria de vida do usuário.

A narrativa permite o sujeito falar de si, lembrar, esquecer, falar dos seus próximos, ela possui um amplo caminho de possibilidades que permite o narrador contar sua história, sendo assim uma rica fonte de informações.

Os indivíduos que narram suas memórias possuem uma ampla liberdade de relembrar detalhes, compartilhar experiências, reviver, buscar detalhes, narrar não é apenas um ato, mas um processo. Este processo de narrativa de memórias permitem uma troca entre narrador e indivíduo através deste Encontro, trocar que é trazer sua própria experiência e levar consigo um pouco da experiência do outro.

Temos a narrativa então como um potente agenciador de encontros, as subjetividade de cada um com os desejos e experiências dos mesmos. A potência cósmica da narrativa que se produz pela oportunidade de reviver experiências traumáticas, revive-las, selecioná-las.

A partir desta concepção podemos observar que a narrativa possui uma grande potência como meio de se obter informações, caracterizando-se por uma aproximação entre o indivíduo e o interventor, sendo um importante meio de se entender o que se passa com os narradores. A escuta atenta e sensível das histórias de vida são importantes para o pesquisador no que se refere à informações e aos narradores permite uma abertura para contarem suas historias e experiências, sendo assim um importante método na intervenção em saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com