TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Presidencialismo e Parlamentarismo: Vantagens e desvantagens

Artigo: Presidencialismo e Parlamentarismo: Vantagens e desvantagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Artigo  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

Presidencialismo e Parlamentarismo

Teoricamente no Presidencialismo o poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, cabendo ao Legislativo aprovar as leis, de forma independente. Na pratica o Executivo tem grande influencia do Legislativo, usando para isso distribuição de Ministérios e cargos na administração pública com o objetivo e ter maioria na Câmara dos Deputados e Senado.

No Parlamentarismo o Presidente da República representa a Nação e se coloca como poder moderador nas crises políticas, podendo dissolver o Congresso Nacional e convocar novas eleições.

No Parlamentarismo, o Congresso Nacional elege um 1º Ministro que vai de fato governar o país.

A vantagem do Parlamentarismo é que no caso de uma crise grave, não é necessário esperar por nova eleição para se eleger um novo governante.. Basta o Presidente dissolver o Congresso e convocar novas eleições para que nova maioria seja formada e um novo 1º Ministro seja eleito.

As maiorias no Congresso se formariam naturalmente sem a necessidade da corrupção de parlamentares como hoje acontece. Os Partidos políticos teriam que ser programáticos e não fisiológicos como são hoje. Teriam que apresentar para a população seus Programas de Governo de forma clara e seriam cobrados se não cumprissem. Nas campanhas eleitorais teriam que dizer o que vão fazer se forem eleitos de forma clara para que a população tome a sua decisão. Acabaria com a praxe de dizer uma coisa e fazer outra quando eleitos..

A Constituição de 1988 foi elaborada visando o Parlamentarismo mas, depois foi feito um plesbicito e o Presidencialismo foi mantido graças a uma campanha milionária e porque os grandes partidos estão muito bem obrigado e receiam qualquer mudança que possa mudar o quadro atual (no time que esta ganhando, não se mexe).

No Presidencialismo sempre estamos sujeitos a crises e mudar o governo sempre é muito traumático, lembremos o caso do Fernando Collor de Mello, o país ficou paralisado por meses a fio. Parou tudo, Máquina Pública, projetos, investimentos públicos e privados, tudo ficou em suspenso, aguardando o final da história. No Parlamentarismo, isso não acontece, o Presidente garante o funcionamento das instituições até que novo 1º Ministro assuma o governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com