TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais características do parlamentarismo

Artigo: Principais características do parlamentarismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Na minha opnião, o parlamentarismo é a fórmula mais moderna de governo. O Presidencialismo é uma fábrica de crises, principalmente quando o eleito não tem maioria no Congresso Nacional. Ele se vê obrigado a negociar e é aí que a corrupção começa, na distribuição de cargos para ter maioria no Congresso e poder governar.

No Parlamentarismo a maioria é quase natural, podendo se fazer alianças as claras, sem necessidade de arranjos escondidos. As alianças são entre Partidos e não entre pessoas individualmente.No Parlamentarismo o governante pode ser trocado a qualquer momento em que perder a confiança da sociedade, basta o Presidente dissolver o Parlamento e convocar novas eleições, para que uma nova nova maioria seja eleita e um novo 1º Ministro seja indicado.

No Presidencialismo temos que aguardar os 4 anos para se fazer a troca ou entrar com um processo complicadíssimo e demorado de impeachment, fazendo com que a crise paralise o país e o Congresso Nacional durante muito tempo.

As principais caracteristicas do parlamentarismo são: divisão orgânica de poderes; repartição de funções de chefia de Estado e de governo; interdependência entre o Executivo e Legislativo, em especial porque o gabinete espelha a maioria parlamentar; gabinete dirigido por um Primeiro Ministro, a quem são atribuídas as funções inerentes à chefia de governo; dissolução do Parlamento, com a convocação de eleições gerais, por injunção da chefia de Estado”. Há que se acrescentar, também, que neste sistema o Banco Central é autônomo; a burocracia é profissionalizada; e a política monetária e cambial deve ser estável.

Mais em relação ao Brasil, o país não está preparado para um sistema parlamentarista, pois é preciso fortalecer os partidos, para que eles sejam ideológicos e com programas claros para que o povo saiba com antecedencia o que será feito, assim o partido quando no poder, seriam obrigados a cumprir os programas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com