TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Da Mediação

Pesquisas Acadêmicas: Principios Da Mediação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 3

Princípios da Mediação

IMPARCIALIDADE

Na mediação, as partes são auxiliadas por um terceiro dito “imparcial”, ou seja, o(a) mediador(a) não pode tomar partido de qualquer uma das pessoas em conflito. Esta é uma condição fundamental ao Mediador; não pode existir qualquer conflito de interesses ou relacionamento capaz de afetar sua imparcialidade; deve procurar compreender a realidade dos mediados, sem que nenhum preconceito ou valores pessoais, venham a interferir no seu trabalho.

ÃO – AULA 4

VOLUNTARIEDADE / LIBERDADE DAS PARTES /AUTODETERMINAÇÃO

A mediação é voluntária e as pessoas devem ter a liberdade de escolher esse método como forma de lidar com seu conflito. Também devem tomar as decisões que melhor lhe convierem no decorrer do processo de mediação. Ainda que sejam encaminhadas obrigatoriamente para a mediação, as pessoas envolvidas devem ter a liberdade de optar pela continuidade ou não do processo.

CONSENSUALIDADE

A participação na mediação surge da vontade das partes, não há uma decisão imposta. Os mediandos devem estar dispostos a compartilhar o poder. Devem estar dispostos a deixar as hierarquias e os privilégios para funcionar como iguais.

SIGILO / CONFIDENCIALIDADE / PRIVACIDADE

O processo de mediação é realizado em um ambiente privado. As pessoas em conflito e o(a) mediador(a) devem fazer um acordo de confidencialidade entre si, oportunizando um clima de confiança e respeito, necessário a um diálogo franco para embasar as negociações. Se eventualmente os advogados das partes também participarem de alguma sessão de mediação, devem ser incluídos neste pacto de confidencialidade.

PRINCIPIOS DA MEDIAÇÃO – AULA 4DIAÇÃO DE CONFLITOS

INFORMALIDADE / ORALIDADE

Em relação ao processo judicial, a mediação possui um procedimento informal, simples, no qual é valorizada a oralidade, ou seja, a grande maioria das intervenções é feita através do diálogo.

AUTONOMIA DAS DECISÕES / AUTOCOMPOSIÇÃO

Através da autocomposição, o acordo é obtido pelas próprias pessoas em conflito, auxiliadas pelo mediador(a). O(A) mediador(a) não pode decidir pelas pessoas envolvidas no conflito; a estas é que cabe a responsabilidade por suas escolhas, elas é que detêm o poder de decisão.

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

NÃO COMPETITIVIDADE

A mediação busca transcender o modelo competitivo no qual é necessário que haja um perdedor para que alguém se sinta vitorioso. Assim, adota um modelo colaborativo que visa produzir uma solução satisfatória para todos os envolvidos.

COMPETÊNCIA

O mediador deve estar capacitado e habilitado para o exercício de sua função, apresentando qualidades como diligência, conhecimento técnico, prudência e imparcialidade.

Princípios da Mediação:

Imparcialidade → o mediador não pode tomar partido de nenhuma das partes no conflito, é uma condição fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com