TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas do envelhecimento da população

Artigo: Problemas do envelhecimento da população. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  Artigo  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  144 Visualizações

Na medida em que o nosso país passa por uma rápida transição demográfica, o aumento de idosos determina um outro perfil de situação de saúde e doença na sociedade. As doenças crônico-degenerativas, neoplásicas e cardiovasculares assumem um importante papel na determinação da qualidade de saúde dos indivíduos, gerando a necessidade de modelos de assistência de saúde que contemplem as características desta nova realidade (Veras, 2003).

O processo normal de envelhecimento, por si só, já proporciona ao idoso algumas alterações que merecem ser identificadas pelos serviços de saúde (Cabrera, 2004). Além disso, o envelhecimento é uma complexa condição de morbidades com ocorrência concomitante de doenças, medicamentos, incapacidades funcionais e aumento da letalidade (World Heatlh Organization, 2003). Esta realidade biológica se sobrepõe a situação psico-social vulnerável determinada por fatores relacionados ao indivíduo, sociedade, serviços e instituições (Organização das Nações Unidas, 2003).

Não obstante esta difícil realidade, ainda outro grande desafio é apresentado aos serviços de saúde: a promoção de um envelhecimento saudável. O avanço do conhecimento científico mostra-nos que é possível a sociedade alcançar uma longevidade com qualidade, isso depende muito das condições de saúde dos indivíduos e da assistência oferecida (World Health Organization, 2002).

Assim, o envelhecimento populacional exige maior aprofundamento de seus conceitos na Universidade e a integração desta com instituições prestadoras de serviços em saúde. Entretanto, os cursos da área da saúde não abordam suficientemente, as questões relacionadas ao envelhecimento (Keller et al., 2002) e os serviços de saúde ainda não

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com