TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Sociais Na mídia

Exames: Processos Sociais Na mídia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2014  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 5

Processos Sociais na Mídia e a Sua Influência na Sociedade

"Na sociedade contemporânea, a mídia constitui um dos fatores fundamentais na

formação do que é comumente conhecido como opinião pública.

(...) quando se aplica a um assunto que apresenta uma fraca tradição de pesquisa no Brasil, como é o caso da questão das drogas, (...) os conteúdos das reportagens da mídia têm a permissão de reinar sozinhos (...) o que é visto, lido e ouvido, através da mídia, no que se refere às drogas, tende a se tornar a única medida padrão de verdade para a grande maioria da população brasileira."

(Beatriz Carlini-Cotrim; José Carlos F. Galduróz; Ana R. Noto, Ilana Pinsky -

"A mídia na fabricação do pânico: um estudo no Brasil")

Num mundo como o de hoje, principalmente com o advento da globalização, a influência da mídia na sociedade atual é cada vez mais evidente, tornando-se a cada dia mais indispensável na vida das pessoas. Para compreendermos melhor a influência da mídia na sociedade, é necessário definirmos o que significa o termo mídia, uma vez que muitas pessoas acreditam que esse termo só se refere ao campo televiso.

O termo mídia designa o conjunto dos meios de comunicação de massa, como jornais, revistas, rádio, cinema e televisão. Refere-se também ao setor das agências de propaganda encarregado da veiculação de anúncio. A mídia tem vários papeis na sociedade: informar, prevenir, divertir, debater (vários jornais de televisão ou até mesmo durante um jogo esportivo, é promovido enquetes para saber a opinião dos espectadores ou mostrar sua indagação diante a atitude de substituição de um jogador numa partida de futebol, por exemplo), conscientizar, tendo também o poder de gerar conflitos ou preveni-los.

Para a jornalista Marisa Sanematsu, “A mídia informativa é um importante espaço de poder, debate e mediação de conflitos. Estar na mídia é sinônimo de existir. Ela define os assuntos sobre os quais as pessoas conversam dentro de casa, nas reuniões sociais, no ponto de ônibus e no trabalho. Em outras palavras, a mídia tem o poder de selecionar e hierarquizar temas, definindo prioridades. É nesse contexto que se pode afirmar que a imprensa tem muito poder e uma responsabilidade social muito grande na configuração da agenda de debates de uma sociedade”.

Manter a população informada é um dos objetivos principais da mídia, entretanto, a população se acomoda e fica apenas restrita aos meios de comunicações de massa, cedendo sua visão crítica aos próprios interesses dela, sem ao menos questionar as informações que estão sendo passadas e que na maioria das vezes é incompleta e distorcida. Estamos diante de uma população relaxada e que só querem encontrar e conseguir as coisas fáceis, nas quais os principais alvos são as crianças e os jovens, que aceitam qualquer afirmação passada por eles como sendo o pedestal da verdade. Um exemplo a ser dado da manipulação da mídia, nesse caso da televisão, é em relação as propagandas comerciais de brinquedos. Diante disso eis uma pergunta para refletirmos: Por que será que a maioria das propagandas de brinquedos são passados pela manhã, horário em que as crianças estão em casa? Isso tudo é o poder e influência da mídia diante da nossa sociedade.

Numa sociedade capitalista, no qual o fundamento básico é a competição (concorrência), é percebível que entre as próprias mídias existe esse acirramento competitivo para ver qual é a que tem maior preferência do público. Nos canais de televisão é notável isso, havendo até pesquisas para ver qual a posição que cada uma está. A exemplo disso é a Rede Globo e A Rede Record, primeiro e segundo lugar de maior índice de audiência no Brasil, respectivamente.

Afinal, o que são processos sociais? São as interações ocorridas entre os indivíduos. Esses processos podem se dar de várias maneiras sendo para unir as pessoas ou afasta-las. A mídia proporciona alguma dessas interações, algumas delas já vista, direta ou indiretamente através da comunicação escrita, falada ou através de imagens. Os processos sociais podem ser classificados em:

• ASSOCIATIVOS (unem as pessoas):

└> Cooperação

- Temporária

- Contínua

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com