TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Familiar

Trabalho Universitário: Produção Familiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

Dominância entre fêmea macaco-prego de cara branca (Cebus capucinus): linearidade hierárquica, nepotismo, força e estabilidade

Resumo

Pesquisa realizada sobre os primatas do Velho Mundo desde a base para a compreensão de estratégias resultantes de competições, pressões sociais e ecológicas. O primata neotropical, Cebus capucinus partes muitos padrões sociais com cercopithecines Velho Mundo (por exemplo, filopatia feminino, dispersão masculino), o que pode contribuir para a expressão similar de estratégias competitivas.

Para esclarecer a natureza dos padrões de dominância entre os capuchinhos femininos de cara brancos que examinamos: linearidade hierárquica, aquisição, rank, herança classificação matrilinear força hierárquica e estabilidade, foram coletados dados focais em 22 fêmeas adultas (2008) e dados de domínio de longo prazo (1986-2008) em 33 fêmeas adultas no Setor Santa Rosa, Costa Rica. As fêmeas exibiram hierarquia linear com base na direção da submissão diádica. Às fêmeas de maturação sexual, rapidamente adquiriram posições no ranking abaixo de sua mãe e as irmãs mais velhas. Hierarquias foram consideradas fortes com base em altas proporções de agonismo relacionadas com os alimentos, curta latência para a detecção das hierarquias (21 h / feminino) e baixos escores de inconsistência direcionais (<5%). Hierarquias foram consideradas estáveis com base na falta de interações submissas amarradas (indicativos de incontestável posições Ranking), baixas taxas de mudança posição (0,510 modificações / ano), e estabilidade a longo prazo em ordem de classificação matrilinear. Estas descobertas melhoram a nossa compreensão dos sistemas sociais-pregos e como as estratégias competitivas dos Capuchinhos de cara branca comparadas aos primatas do Velho Mundo.

Palavras-chave: estratégias competitivas, herança classificação, fêmeas, os primatas neotropicais, o comportamento social.

Introdução

Domínio é um aspecto fundamental da organização social para muitos gregário

espécies de mamíferos. É definido por Drews (1993) como "um atributo de

o padrão de repetidas interações agonísticas entre dois indivíduos, caracterizada

por um resultado consistente em favor do mesmo membro díade e um

padrão de resposta rendimento de seu adversário, em vez de uma escalada. A qualidade do vencedor consistente é dominante e o do perdedor é subordinado ". Assim, relações de dominância formar através de interações sociais repetidas, estabilizando de tal maneira que as pessoas podem muitas vezes prever o resultado de um concurso situação com base em experiências anteriores e próxima físico e social sugestões (Rowell, 1974; Hinde, 1976; Roney & Maestripieri, 2003). Algumas espécies dependem fortemente de diferenças físicas como medidas da capacidade de luta (por exemplo, tamanho, homens vs mulheres em espécies dimorfismo sexual; armamento, empurrando jogos por veado macho, Cervus elaphus:. Clutton-Brock et al, 1986) para resolver disputas e reforçar relações de dominância previamente estabelecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com