TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Ação

Ensaios: Projeto De Ação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

VERA NÚBIA FERNANDES DOS SANTOS

A HUMANIZAÇÃO NA SALA DE ESPERA

Senador Pompeu

2013

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

A HUMANIZAÇÃO NA SALA DE ESPERA

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Pararná – UNOPAR, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II.

Professora: Adarly Rosana Moreira Goes.

Senador Pompeu

2013

SUMÁRIO DA PROPOSTA

1. APRESENTAÇÃO 4

2. JUSTIFICATIVA 5

3. OBJETIVOS 6

4. PÚBLICO ALVO 6

5. METAS A ATINGIR 7

6. METODOLOGIA 7

7. RECURSOS HUMANOS 7

8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS 7

9. AVALIAÇÃO 8

10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 8

11. REFERÊNCIAS 8

1- APRESENTAÇÃO

O Estágio Obrigatório Supervisionado II, realizado no Centro Multidisciplinar de Saúde – CMS, localizado na Rua Francisco França Cambraia, S/N, Centro de Senador Pompeu-Ce., onde tive a oportunidade de ver de perto todas as ações e serviços socioassistenciais, realizados pelo Assistente Social, que demandam do município de Senador Pompeu e de municípios vizinhos.

A reivindicação de humanização do atendimento parte dos movimentos sociais de defesa dos direitos do paciente, sobretudo aqueles de grupos vulneráveis de pacientes com doenças crônicas e desprovidos de informações sobre atendimentos e serviços realizados na instituição. A humanização é um objetivo instituído pelo SUS, uma meta central a ser buscada por qualquer equipamento de saúde. O trabalho em saúde se humaniza quando busca combinar a defesa de uma vida mais longa e saudável com a construção de uma nova qualidade de vida para os usuários, faz-se um acolhimento de qualidade interando os pacientes de todas as informações cruciais para um tratamento que se adéqüe a sua doença. Há também uma redução do tempo de espera nas filas, conseguindo agilizar consultas, exames e cirurgias, dando resolutividade em tempo hábil.

Para um melhor atendimento o CMS – Centro Multidisciplinar de Saúde está interligado com outros equipamentos da saúde através de uma rede de serviços com o objetivo de intervenção e promoção em saúde.

A saúde é um bem estar físico, mental, social e econômico de acordo com o artigo 3° da Constituição Federal: “A saúde tem como fatores determinantes a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte e o lazer. Com isso enfocamos o CMS que é um equipamento onde oferece exames e consultas de profissionais de diversas especialidades.

O CMS foi inaugurado no dia 15 de agosto de 2008. É mantido com R$ 13.000,00 e uma contra partida do Fundo Municipal de Saúde. Tem como Coordenadora a enfermeira Alessandra Celedônio. A equipe interdisciplinar é formada pelos seguintes profissionais:

• Coordenadora

• Assistente Social

• Fonoaudiólogo

• Fisioterapeutas

• Cardiologista

• Traumatologista

• Clínico geral

• Enfermeiras

• Técnicos de enfermagem

• Motoristas

• Estagiários

• Agentes administrativos

• Auxiliares de Serviços Gerais

• Acompanhates

Esta instituição caracteriza-se como um campo de estágio curricular obrigatório do curso de serviço social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. O qual me possibilitou desenvolver através da observação atividades que foi para mim um crescimento profundo vivenciado na prática de acordo com o conhecimento. Humanizar é um verbo que precisa ser conjugado continuadamente por um número cada vez maior de profissionais. A humanização depende de nossa capacidade de falar, ouvir, dependendo do diálogo com nossos semelhantes. A humanização é uma temática que aparece com ênfase no final de 1990 e começo de 2000. Em 2001 foi criado o Programa Nacional de Humanização pelo ministério da saúde com o objetivo de promover a cultura de um atendimento de qualidade na saúde.

2- JUSTIFICATIVA

A partir da Constituição Federal de 1988 a saúde passou a ser considerada como um direito constitucional, garantido por políticas econômicas e sociais. A procura de vagas para marcação de exames e consultas especializadas no CMS demonstra a credibilidade, por parte dos usuários, nos serviços oferecidos. É uma demanda muito grande, por isso tem-se a preocupação do serviços social, em humanizar o atendimento porque há para todos o direito a universalidade, a equidade, a integralidade garantidas pelo SUS sendo seus princípios. Capaz de garantir o acesso universal a população, bens e serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com