TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa Conclusão De Curso

Trabalho Escolar: Projeto De Pesquisa Conclusão De Curso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 TEMA 4

1.2 INTRODUÇÃO 4

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4

3 OBJETIVOS 5

3.1 OBJETIVO GERAL 5

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5

4 JUSTFICATIVA 5

5 METODOLOGIA 6

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6

7 CRONOGRAMA............................................................................................7

8 ORÇAMENTO 8

9 RESULTADOS ESPERADOS.......................................................................8

10 REFERÊNCIAS Bibliográficas.....................................................................8

1 INTRODUÇÃO

1.1 TEMA

“Criança brasileira assistida; Esperança verdadeira adquirida”. (Uma abordagem histórico social da assistência a criança e adolescente no Brasil).

1.2 INTRODUÇÃO

No ultimo século houve uma profunda transformação no que diz respeito aos avanços dos direitos da criança e do adolescente no mundo, refletindo diretamente Brasil, tais avanços estão intrinsicamente ligados a eventos históricos que transformaram a cosmovisão quanto a infância e a juventude, a análise destes eventos e observação minuciosa da criança nestes contextos será de grande valia para compreensão do presente molde que determina e assegura os cuidados a pueridade.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O presente trabalho tem a pretensão de apresentar de maneira clara os principais acontecimentos históricos sociais que moldaram a presente situação da assistência social da criança e do adolescente no Brasil.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

O que se pretende é analisar os avanços sociais conquistados a partir da mudança da cosmovisão quanto à infância e juventude; apresentar de forma clara que tais mudanças ocorreram devido a acontecimentos profundamente marcantes no cenário mundial; muitos deles catastróficos e trágicos; mas que serviram para uma releitura e um novo posicionamento quanto aos direitos da criança e do adolescente.

3 .2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Analisar os acontecimentos globais e suas influência na mudança da cosmovisão do direito da criança e do adolescente.

• Destacar quais as medidas esboçam um futuro melhor na assistência da infância e da juventude.

• Apontar a necessidade constante de reforma e aperfeiçoamento do direito do menor.

4 JUSTIFICATIVA

O presente trabalho não tem a pretensão de esgotar o assunto sobre a análise histórica mundial do avanço e dos cuidados da criança e do adolescente; mas utilizando-se dos acontecimentos globais o que se pretende é demonstrar de forma focada a influência dos mesmos nas mudanças conceituais do tratamento a criança e ao adolescente e como tais mudanças transformaram as práticas sociais no cuidados a infância e a juventude causando profundas modificações e avanços significativos trazendo esperança; e ainda como tal conceito necessita sempre de reformulações, pois não obstante o avanço; o caminho a se percorrer para a plena assistência a infância é demasiadamente longo e exige reflexões e aperfeiçoamento constante.

O mesmo se constituirá em uma fonte de pesquisa para o estudioso que desejar conhecer de forma clara, objetiva e sucinta os avanços da assistência social a criança e ao adolescente no cenário nacional.

5 METODOLOGIA

Será utilizada o método de método de abordagem dedutiva partindo do geral para específico e também será feto o uso da dialética fazendo a contraposição das ideias.

Técnicas que serão utilizadas para a coleta de dados e para a análise serão: revisão bibliográfica; internet; filmes; vídeos e entrevistas

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

1 - O autor Antonio Carlos Gomes Costa (1993), refere-se a possibilidade de mudança da criança e o adolescente na sociedade e também ao direito da infância e da juventude do Brasil.

2 - A autora Mary Delpriore (1999), faz uma abordagem histórica tendo a criança como foco central.

3 – Os autores Antonio Fernando Amaral e Silva, Munir Cury e Emílio Garcia Mendez (1992), fazem comentários acerca do Estatuto da criança e do Adolescente.

4 - A autora Maria Amélia Azevedo (1993), foca o aspecto da violência doméstica a crianças.

5 - O autor Hélio Bicudo (1997), faz em seu livro a abordagem acerca dos direitos humanos e sua proteção relacionados ao menor.

6 – As autoras Vera Maria Candau; Maria Consolação Lucinda; Susana Sacavino; Adélia Maria Koff e Martha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com