TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Vendas

Exames: Projeto De Vendas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  2.902 Palavras (12 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES

URI - CAMPUS DE ERECHIM

Aline Salete Ronsoni

Cristian Antônio Sutili

Anderson Agazzi

Monaliza Regina Andrioli

TRABALHO DE COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

ERECHIM, 2013

Comportamento Humano nas Organizações

Nome: Aline Salete Ronsoni , Cristian Sutili , Anderson Agazzi, Monaliza ReginaAndrioli.

Trabalho sobre GRUPOS E EQUIPES:

Responda as questões:

1. Diferencie grupos formais de informais.

Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se juntam visando à realização de objetivos específicos. Os grupos formais entendem-se que são aqueles definidos pela estrutura da organização com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas, o comportamento de seus membros é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Já os grupos informais são alianças que não são nem estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. São formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contato social. É possível ainda fazer uma subclassificação com grupos de comando, tarefa, interesse ou amizade. Os grupos de comando e tarefa são ditados pela organização formal, enquanto os de interesse e amizade são alianças informais.

2. Explique porque as pessoas se reúnem em grupos.

Com freqüência os grupos se formam porque seus membros possuem algumas características em comum. Não existe uma única razão para as pessoas se unirem em grupos, como a maioria pertence a vários deles simultaneamente, é obvio que cada um oferece um tipo diferente de beneficio.

Pode ser: Segurança, quando se agrupam as pessoas podem diminuir a insegurança decorrente da sensação de que “estão sós” , se sentem mais fortes, tem menos duvidas e se tornam mais resistentes às ameaças.

Status: A inclusão em um grupo pode ser considerada importante pelos outros, pois proporciona reconhecimento e status para seus membros.

Auto- estima: Os grupos podem conferir sensação de valor próprio, alem de demonstrar status para as pessoas que não pertencem ao grupo.

Associação: Os grupos podem satisfazer necessidades sociais, as pessoas apreciam a interação constante pelo fato de pertencerem a um grupo.

Poder: Aquilo que não pode ser obtido individualmente quase sempre se torna possível por meio da ação grupal.

Realização de metas: Existem tarefas que demandam mais de uma pessoa, elas requerem a combinação de diferentes talentos, conhecimentos ou poderes para a realização de uma meta.

3. Descrever como as exigências do papel mudam em diferentes situações.

A compreensão do conceito de papéis poderia ser simplificada em grande parte se cada um de nós escolhesse um papel e o desempenhasse regular e consistentemente, mas temos que desempenhar vários papéis ao mesmo tempo, tanto no trabalho como fora dele, grupos diferentes impõem papéis diferentes, poderemos compreender melhor o comportamento de uma pessoa em uma situação especificase tivermos conhecimento do papel que ela está desempenhando naquele momento. As pessoas desempenham múltiplos papéis, os papéis podem ser aprendidos de estímulos que nos rodeiam entre amigos, livros, filmes, televisão. As pessoas têm a capacidade de mudar rapidamente seus papeis quando percebem que a situação exige não raro se enfrentam conflitos de papeis quando o compromisso com um papel pode dificultar o desempenho de outro.

4. Identificar a importância dos estudos de Hawthorne e de Asch.

O primeiro fato a ser examinado pelos pesquisadores em Hawthorne foi a relação entre o ambiente físico e a produtividade, iluminação e outras condições de trabalho foram selecionadas para representar o ambiente físico, as primeiras descobertas dos cientistas contradisseram as previsões. Evidenciou-se que o desempenho das mulheres foi fortemente influenciado pelo status de serem membros de um grupo. A descoberta mais importante neste estudo foi que não houve maximização dos desempenhos individuais, na verdade o rendimento passou a ser controlado por uma norma de grupo que determinava o resultado ideal de um dia de trabalho.

Os estudos Hawthorne constituíram importante contribuição para o entendimento do comportamento de grupo, especialmente sobre o papel significativo das normas na determinação do comportamento individual no trabalho.

Os estudos de Asch mostraram que como membro, você deseja a aceitação continua do grupoe por essa razão, se submete às normas por ele impostas, há considerável evidência de que os grupos exercem forte pressão sobre os indivíduos para que mudem suas atitudes e comportamento, a fim de se adaptarem aos padrões estabelecidos. Com os resultados obtidos por Asch demonstraram, depois de muitos experimentos e tentativas, que os participantes buscavam a conformidade, ou seja, davam a resposta errada para serem consistentes com o restante do grupo, pode-se ainda generalizar ainda mais e afirmar que quando a opinião de um individua sobre fatos objetivos é significativamente diferente da demonstrada pelo outros membros do grupo a que pertence, há muita pressão sobre ele para que entre em consenso com a opinião dos demais.

5. Identificar as implicações da “folga social”.

Uma das descobertas mais importantes relacionadas com o tema é o que foi chamado de “folga social”, trata-se da tendência que as pessoas têm de se esforçarem menos quando trabalham em grupo, isso desafiaa lógica de que a produtividade de um grupo deveria ser igual à soma da produtividade de cada elemento que o compõe. O aumento do tamanho do grupo é inversamente proporcional ao desempenho individual, um grupo de quatro pessoas por exemplo consegue uma produtividade maior do que um grupo de duas pessoas ou um individuo sozinho, mas a produtividade individual é reduzida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com