TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR : AMPLIAÇÃO E EXPANSÃO DE VENDAS

Por:   •  3/6/2018  •  Monografia  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

7ª SÉRIE

PROJETO INTEGRADOR i:

AMPLIAÇÃO E EXPANSÃO DE VENDAS

DA DOM JARDIM

Alunos:

Nathara Nara Ferreira de Carvalho – RA 9929034961

tânia Mara Pereira Vieira – RA 9675465061

Catalão – Go

2018

PROJETO INTEGRADOR i:

AMPLIAÇÃO E EXPANSÃO DE VENDAS

DA DOM JARDIM

Nathara Nara Ferreira de Carvalho – RA 9929034961

tânia Mara Pereira Vieira – RA 9675465061

                                                            Pré-projeto de pesquisa apresentado ao Curso de ciências contábeis, do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Projeto Integrador I, sob a orientação da Tutora à distância Eionyr Barbosa. 

Catalão – Go

 2018

RESUMO

O projeto integrador definido pelo grupo é referte a empresa DOM JARDIM que será demonstrado a ampliação expansão desse negócio para que a empresa possa alcançar mais clientes.

Já dizia um artigo provérbio chinês: “se você não mudar de direção, continuará indo para o mesmo lugar”. Isso resume bem os desafios do marketing para o século XXI, uma vez que é necessário mudo o foco para poder obter sucesso num mercado que muda variavelmente todos os dias. É importante saber como se lida com a competitividade do mercado.

As mudanças quando ás necessidades do mercado têm que ser revistas em tempos curtos, às vezes quando a empresa se distancia das exigências diárias do mercado ela perde vendas e qualidade de atendimento, pois não está preparada para se adequar as exigências do mercado globalizado.

Os enforques nas ações de marketing não podem ser ligadas, somente, como a empresa será vista no mercado local onde atual diretamente, mas numa possibilidade de abranger demais locais. Buscando sempre inovação que tornarão aquele determinado produto atraente para o consumidor final.

Segundo Kotler (2009), a tecnologia e a globalização são os motores do novo mercado global, em suas palavras: “a tecnologia move a segunda força principal: a globalização. Atualmente, a visão de Marshall McLuhan de uma “aldeia global” é realidade.”

A partir dessa afirmação não se pode ignorar um mercado que cresce a passos largos e que busca diariamente novos produtos com tecnologia mais avançada.

A tabela a seguir mostra comportamento a serem seguidos pelas empresas que querem se situar num mercado cada vez mais global. Onde as atitudes tomadas dizem muito a respeito.

Antes

Agora

Fazer tudo internamente

Compra mais coisas (terceirizar)

Aperfeiçoamento por conta própria

Aperfeiçoar valendo-se das experiências dos outros

Tocar o negócio sozinho

Estabelecer uma rede de contatos com outras empresas colaborar

Operar com departamentos funcionais

Administrar os processos do negócio com equipes multidisciplinares

Ter foco no mercado interno

Ter foco local e global

Concentrar a atenção no produto

Concentrar-se no mercado e no cliente

Fazer um produto padrão

Fazer produtos adaptados e/ou sob medida

Ter foco no produto

Ter foco na cadeia de valor

Praticar o marketing de massa

Pratica o marketing para o público-alvo

Encontrar uma vantagem competitiva sustentável

Sempre criar novas vantagens

Desenvolver novos produtos lenta e cuidadosamente

Acelerar o ciclo de desenvolvimento de novos produtos

Utilizar diversos fornecedores

Utilizar poucos fornecedores

Administrar de cima para baixo

Administrar de baixo para cima, de cima para baixo e horizontalmente

Atuar no mercado

Atuar também no mercado

Fonte: Kotler (2009, p. 19)

SUMÁRIO

Introdução............................................................................06

Apresentação do projeto.......................................................07

Análise S.W.O.T .................................................................09

Referências bibliográficas...................................................10

INTRODUÇÃO

Com a globalização cada dia avançando, trazendo sempre novas tecnologias, para que a empresa não fique para traz de seus concorrentes precisa se inovar utilizando ferramentas que auxiliam a ampliação de cliente e território. Para isso é necessário análise e planejamento contínuo nas estratégias de crescimento da empresa, isso possibilita para que possa crescer de forma eficaz expandindo negócios e aproveitando as possibilidades empresariais existentes através de recursos que a empresa já possui ou que por ventura possam adquirir.

A primeira e mais básica forma de expansão é quando ampliamos a capacidade de venda. Pode ser ampliação da loja, aumento dos canais de venda direta ou uma estratégia de vendas indiretas. Nesse caso, o principal cuidado deve ser com a capacidade de atendimento da nova demanda. Os clientes, principalmente os antigos, não podem sentir que a expansão prejudicou o atendimento. Ficará a impressão que damos um passo maior do que a perna.

Tomamos como exemplo a empresa Dom Jardim situada na cidade de Orizona – Go, uma empresa no ramo de jardinagem, e que tem muitos concorrentes no mercado local. Contudo o fator concorrência não desanimou o proprietário Alderino, que se mantem constantemente atualizado nas necessidades do mercado consumidor.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Segundo Kotler (2009), existem fórmulas de sucesso para marketing, o autor cita nove, mais vamos citar apenas cinco, são elas:

  • Vencer com qualidade superior – A qualidade contém diversos significados, de forma que os clientes se preocupam com diversas coisas e, assim, uma reivindicação de qualidade sem definição mais clara não significa muito. Muitas vezes os clientes não conseguem reconhecer a qualidade do produto ao observa-lo. Quando as empresas se igualam as concorrentes no quesito qualidade, esta deixa ser determinante na hora da compra.
  • Vencer com o melhor serviço – Todos os clientes esperam um bom serviço, mas cada um coloca o bom serviço de maneira diferente, por exemplo, num restaurante o garçom que demora em atender ás solicitações das meses, pode ser considerado lento e por consequência um péssimo atendente por alguns clientes, por outro lado outros clientes que dispendem de um tempo maior e estão ali para relaxar consideram seu serviço muito bom.
  • Vencer com preços menos – Nem sempre a estratégia dos preços baixos funciona. Certa proporção entre qualidade e serviço também devem existir, para que os clientes sintam que estão comprando com base no valor, e não apenas no preço.
  • Vencer com uma grande fatia do mercado – Em geral, os líderes em participação de mercado lucram mais que seus concorrentes mais fracos. As empresas-líderes desfrutam da economia de escola e de maior reconhecimento da marca. Há um efeito virtuoso, e os compradores de primeira viagem tem mais confiança em escolher os produtos dessa empresa.
  • Vencer com adaptação e customização – Muitos compradores querem que o produtor altere sua oferta inicial, para incluir características ou serviços específicos de que eles necessitam.

Levando em consideração essas estratégicas de marketing levadas pelo autor, pode-se afirmar as necessidades exigidas pelo mercado atual, não se baseiam unicamente em uma outra estratégia, e sim no conjunto apresentado pelas empresas ou organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com