TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De ação

Pesquisas Acadêmicas: Projeto De ação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  9.509 Palavras (39 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 39

Proposta de ação: educação sexual e prevenção de drogas entre adolescentes da comunidade de Nova Cidade

INTRODUÇÃO

Esse projeto tem como proposta esclarecer sobre os problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e suas implicações familiares, escolares, sociais e afetivas na comunidade de Nova Cidade, bem como incentivar a reflexão sobre a prevenção ao uso indevido de drogas, afirmando a vida como prioridade absoluta e a qualidade de vida como um direito a ser escolhido e construído pelo jovem. Além mais, o presente projeto aborda também a necessidade de se desenvolver programas de intervenção para gravidez na adolescência na comunidade assistida, que devem ter como objetivos prevenir a sua ocorrência, aumentar habilidades parentais, fornecer serviços de pré-natal, diminuir taxa de reincidência de outra gravidez precoce e promover desenvolvimento adequado da criança, fruto de uma gravidez na adolescência.

A gravidez e/ou uso de entorpecentes por adolescentes é motivo de preocupação em função das consequências devastadoras para o desenvolvimento do menor, visto que expressa um exemplo perfeito da interação de riscos biológicos e ambientais. A gravidez na adolescência e uso de drogas pode ser considerada problema de saúde pública em função da alta prevalência e das consequências desastrosas para o desenvolvimento infantil. Desestruturação familiar e profissional, bem como aumento da violência são alguns dos frutos provocados por tais problemas sociais.

Diante desses problemas vistos na comunidade, é necessário promover ações que valorizem a auto estima dos adolescentes, que os mantenha ocupados com atividades saudáveis, enriquecedoras e atraentes. Mostrar-lhes o quanto são amados e acolhidos pela família, pela escola, pela comunidade, pela sociedade, além de mostrar-lhes os riscos e as consequências de uma gravidez precoce, ou consumo de toxicos é uma forma de alertá-los e convencê-los a não seguir esse caminho.

JUSTIFICATIVA

A partir de leituras e análises de diversos materiais, que possibilitou a elaboração de uma síntese de cunho qualitativo cujo objetivo é discutir a relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do serviço social, escolhemos o tema gravidez na adolescência e o impacto no desenvolvimento infantil com a finalidade de elaborar um projeto de pesquisa buscando respostas para auxiliar o profissional de serviço social no exercício de suas atribuições, ampliando assim o debate em torno de um conhecimento mais abrangente da epistemologia.

Porém para se entender as causas e consequências da gravidez precoce se faz necessário um estudo e acompanhamento das famílias em situação de vunerabilidade social, bem como formular políticas públicas que atendam esta classe em toda sua complexidade . Chega-se a conclusão de que o conhecimento científico é de suma importância para o crescimento de uma nação e para o crescimento mundial, já que este, envolve questões de ordens diversas como as questões políticas, filosóficas, éticas e econômicas.

Com o estudo realizado podemos dizer que a importância do conhecimento científico está formando um espírito crítico-científico para a vida acadêmica presente.

PROBLEMA DA PESQUISA

Através da análise dos dados já publicados podemos identificar os seguintes problemas:

• Estrutura familiar: Em algumas famílias percebe-se a dificuldade em discutir sobre educação sexual e fragilidade nos vínculos familiares favorecendo a imaturidade psicológica das adolescentes;

• Informação: Nível de informação e como são passadas para os jovens, sabendo-se que a conquista de novos conhecimentos podem gerar consequências desastrosas para adolescentes inexperientes e cheios de sonhos;

• O abandono escolar, por parte das mães adolescentes e sua decorrente inserção precária no mercado de trabalho;

• Maior risco de comprometimento da saúde física e/ou emocional do bebê;

• Inexistência de políticas que atendam as particularidades dos adolescentes.

HIPÓTESE

É necessário que se promovam ações de enfrentamento destas vulnerabilidades, através da criação de espaços para a sensibilização e fortalecimento do vínculo familiar, bem como filtrar o tipo de orientação sobre sexualidade e sexo para que a adolescente tenha confiança de expor suas dúvidas e conflitos.

OBJETIVOS

Objetivos Gerais

Caracterizar as repercussões da gravidez na vida de adolescentes e o impacto no desenvolvimento infantil, em contexto de vulnerabilidade social.

Objetivos Específicos

• Verificar o conhecimento prévio sobre métodos contraceptivos e sua utilização, por parte da adolescente e ou parceiro, bem como mudanças após a gravidez;

• Analisar as relações familiares da adolescente e o suporte social significativo recebido e as modificações produzidas a partir da gravidez;

• Conhecer os significados atribuídos à gravidez pela adolescente e as mudanças decorrentes em sua vida;

• Identificar o projeto de vida da adolescente antes da gravidez e as modificações após a maternidade;

• Analisar o modo de conciliar maternidade e escola;

• Identificar seus anseios e perspectivas quanto à criança que está para chegar.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

No Brasil existem vários focos de desigualdades, injustiça social, marginalização do indivíduo, exclusão escancarada do cidadão em relação aos direitos sociais de maneira que as ações políticas nessas áreas ainda não são suficientes para sanar ou amenizar tais questões. Sendo assim, é possível afirmar que somente o progresso ou o aumento do conhecimento humano, bem como as ações do poder público isoladamente são incapazes de produzirem respostas às questões sociais recorrentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com