TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto E Extensão A Comunidade

Monografias: Projeto E Extensão A Comunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

A sociedade atual exige, necessariamente, uma educação comprometida com

mudanças e transformações sociais. No bojo dessa sociedade encontra-se uma educação que

por ser social e historicamente construída pelo homem, requer como essência no seu

desenvolvimento uma linguagem múltipla, capaz de abarcar toda uma diversidade e,

compreendendo dessa forma, os desafios que fazem parte do tecido de formação profissional

do professor, da busca por uma educação de qualidade, trabalhando em parceria, escola, família e comunidade, resultando na responsabilidade de realizar enquanto educador, atividades que possibilitem ao aluno esse aprendizado, seja ele físico, mental ou moral, tanto no convívio familiar como em sala de aula, pois é de grande importância o relacionamento entre família e escola para que o mesmo ocorra com sucesso.

Nesse sentido, coloca-se que a educação, não só retrata e reproduz a

sociedade, mas também projeta a sociedade desejada. Por isso, vincula-se profundamente ao

processo civilizatório e humano.

Com o objetivo de mostrar relatórios que discutem estes temas apresentamos este trabalho. Onde iremos relatar a importância da teoria e prática da docência e a parceria entre escola e comunidade para que se obtenham resultados significativos com crianças e jovens.

A parceria entre a escola e a comunidade é indispensável para uma educação de qualidade, e depende de uma boa relação entre familiares, gestores, professores, funcionários e estudantes.

A escola tem como compromisso oportunizar condições para seus alunos construir conhecimentos, atitudes e valores, contribuindo na formação de cidadãos críticos, éticos e participativos nos contextos que integram. Construindo seus valores a partir das relações intrapessoais e das vivencias com o outro.

Ações escolares devem ser consolidadas em um contexto participativo, integrador de todos seus segmentos, sincronizadas com o contexto atual, que requer uma política educacional capaz de contribuir na condução do país ao pleno desenvolvimento, em conformidade com os princípios democráticos em evolução.

Mais de vinte anos se passaram desde o término da ditadura militar, e o povo brasileiro vem reconquistando sua atuação nas decisões políticas, portanto, a escola deve investir em projetos político-pedagógicos que contribuam com a ação cidadã consciente e responsável. Esse pressuposto é reforçado por Freire (2005, p. 79), o qual enfatiza que contextos não são imutáveis.

Certamente a escola, nicho tradicional de socialização de conhecimentos é espaço privilegiado para efetivações de mudanças, ao envolver a comunidade nas questões educacionais

É preciso mostrar a importância da participação da comunidade na escola, de forma que o conhecimento apreendido gere maior compreensão, integração e inserção do mundo; a prática escolar comprometida com a interdependência escola-sociedade tem como objetivo situar as pessoas como participantes da sociedade – cidadãos - desde o primeiro dia de sua escolaridade. (BRASIL, 1998,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com