TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto : Integração Escolar x Comunidade

Por:   •  11/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 7


[pic 1]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE: IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E COMUNIDADE

EDILSON ALMEIDA DA SILVA JUNIOR

 RA:1520825

CRUZEIRO DO SUL ACRE

2016

Sumário

  1. Identificação.....................................................................................................3
  2. Analise crítica do ambiente físico...................................................................3
  1. Quanto a utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências................................................................................................3
  1. Caracterização da gestão escolar....................................................................4
  2. Organização administrativa e pedagógica.....................................................5
  3. Outras atividades desenvolvidas pela escola..................................................7
  4. Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola..................7

2° Caracterização da comunidade..................................................................7

  1. Localização da comunidade......................................................................7
  2. Equipamentos sociais.................................................................................7
  3. Densidade demográfica..............................................................................8

4. Perfil econômico da população....................................................................8

5. Uso predominante do solo............................................................................8

6. Levantamento das expectativas...................................................................8

Conclusão...........................................................................................................8

1° CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

  1. Identificação
  1. Escola De Ensino Médio e Fundamental Francisco Braga De Souza
  2. Rua Tarauacá N° 638 Bairro: Centro
  3. (68) 3342-1327
  4. Governo do Estado do Acre

  1. Análise crítica do ambiente físico
  1. A escola está bem localizada e é compatível com a clientela, com isso pode-se perceber que a escola é de fácil aceso para os alunos. A maioria dos estudantes chegam na escola através de moto, carro, bicicletas e outros meios como Barcos. Maior parte dos estudantes são do bairro que se encontra a instituição.  
  2. Sim, pois a mesma tem um grande espaço físico, a sua área é bem extensa proporcionando aos alunos e professores da escola um bom ambiente, podendo proporcionar para os mesmo um bom funcionamento da escola.
  3. A escola funcionar como ensino médio e fundamental, além de contar com várias salas de aulas a mesma conta com laboratório de informática, laboratório de pesquisa, biblioteca, quadra de futsal e um auditório. Com isso a escola atente sua demanda de ensino, sendo bem elaborada o espaço físico da mesma, e atendo a quantidade de alunos na referida escola.
  4. Todas as salas de ensino que a escola tem no espaço físico da intuição, elas atingem seus objetivos de ensino para os alunos.

        

  1.  Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências
  1. As principais atividades desenvolvidas no laboratório são, pesquisa de alunos e professores, reflexões sobre aulas de Química, Biologia e Física. Já na parte da biblioteca são desenvolvidas leituras de livro e realização de projetos. No laboratório de informática são desenvolvidas pesquisa em sites, pesquisar de grupos e realização das atividades proposta pelos professores. O auditório serve para apresentações de trabalhos, teatro e para o uso da comunidade em forma geral, já na quadra é desenvolvido a parte de Educação Física e entre outros momentos de lazer dos alunos da referida escola.
  2. Os alunos que mais utilizam essas dependências, (laboratório de pesquisa, laboratório de informática, quadra de esporte e o auditório). Os alunos recebem os auxílios dos professores e também das pessoas que ficar no ambiente que se desenvolve as atividades, além disso a escola sempre disponibilizar essas ferramentas para comunidade em modo geral.
  3. Sabendo disso os recursos são bem utilizados pelos os alunos da referida escola, atingindo sempre os propósitos que seus professores passam. Seja na matéria de Física ou Química, os alunos buscam se aprofundar cada vez mais em termos de conhecimento.
  4. Ao se depara com esses fatos na escola, só tenho que elogia a gestão por consegui todas essas ferramentas que possa oferecer um ensino de qualidade aos alunos da referida escola. Com isso pode perceber que a escola só cresce em questões de tecnologia. Podemos concluir que a instituição está bem apropriada para oferecer um ensino aos alunos de qualidade.
  5. Não há comentários sobre outros aspectos.
  1. Características da gestão escolar
  1. Ouve-se participação de professores com toda a gestão visando, A participação dos profissionais da escola e dos órgãos colegiados é de fundamental importância na construção e implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola. Em especial, o Conselho de Escola e o Conselho de Série, Ciclos ou Classes são instâncias colegiadas que podem muito contribuir no processo de reflexão, mobilização, na implementação e avaliação do PPP. Em especial, o Conselho de Escola, aqui concebido como instância máxima no processo de tomada de decisão, de participação e de representação dos diversos segmentos da escola, enfim, cabe-lhe papel central em todas as etapas do PPP.
  2. Existe um conselho consultivo e deliberativo. Onde o mesmo foi eleito em assembleia, do qual os pais e alunos participam, que decide sobre caminhos pedagógicos, revisão do projeto político pedagógico, abertura de novas turmas, comunicação com a comunidade e com outra instituição mantedora, no caso o governo.
  3. Os professores, e todos aqueles envolvidos na área pedagógica da escola participaram na elaboração desses documentos. Sendo que o trabalho foi promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social, observando os preceitos constitucionais, a legislação educacional em vigor e o Estatuto da Criança e do Adolescente, com todos os alunos, inclusive dos alunos com necessidades educativas especiais.
  4. Não há comentários.
  1. Organização administrativa e pedagógica
  1. A escola me disponibilizou esse organograma, pois a mesma segue toadas essas orientações.         

Veja abaixo:

[pic 2]

  1. Os cursos oferecidos são o que está de acordo com a norma da educação, tanto na parte Fundamental como do ensino Médio. No ensino Médio tem 13° salas de aulas, fundamental 08°. A aula pela parte da manhã que funcionar o ensino médio começa as 07:00 horas e termina as 11:25 horas. Já no fundamental começa 01:00 hora, e terminar as 06: 05 horas, devido funcionar algumas salas de ensino médio na parte da tarde.  As decisões são sempre tomadas durante reuniões com a gestão da escola e a equipe de ensino de educação do estado, além disso sempre envolvendo os pais dos alunos.
  2. Sempre com calendário que possa indicar aos professores os dias de aula e também os dias que desenvolve planos de aulas entre outras questões dos interesses do educador. Onde quem sempre coordena as reuniões é a equipe gestora da escola.
  3. Os professores fazem os planos de ensino com os seus devidos auxílios, e depois levam para ser feito uma analisar na coordenação, para poder colocar novos pontos para fortalecer seu plano de ensino.
  4. Os critérios a serem utilizado referem-se as habilidades conquistada pelo os alunos  

Os instrumentos utilizados são:

. Avaliação escritas.

. Atividade com apoio. (AD)

. Participação.

. Auto Avaliação.

. Contínua:  

- Atividade especificas em sala de aula com atendimento individualizado.

-  atividades complementares, realizada em casa, de acordo com a orientação da professora sob a supervisão da família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (309.1 Kb)   docx (232.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com