TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Еducação inclusiva, didática do ensino da matemática, educação em ambientes não escolares, projeto de extensão à comunidade

Por:   •  9/3/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.590 Palavras (11 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 11

DISCIPLINAS NORTEADORAS: DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS,

EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIDÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA,

EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES, PROJETO DE

EXTENSÃO À COMUNIDADE.

O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que

tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo dirigido a distância.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o  auto aprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio Profissional ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras.

 A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:  Conhecer os processos de desenvolvimento e aprendizagem esperados no 5º ano do Ensino Fundamental, reconhecendo os desafios da educação escolar e a inclusão na atualidade.   Estabelecer relação entre os conteúdos estudado nas disciplinas envolvidas no Desafio e as possibilidades de intervenção prática.   Reconhecer formas de atuação na educação inclusiva com diferentes propostas que possam trabalhar coletivamente os conteúdos necessários em cada etapa, ressaltando o trabalho de parceria possível e construção de estratégias por instituições não escolares.   Conhecer o histórico do ensino de ciências e de matemática no Brasil, além de acessar suas diretrizes específicas para o Ensino Fundamental e elaborar formas de atuação pedagógica para melhoria do processo de aprendizagem.  Ampliar seus conhecimentos e suas práticas no campo dos estudos realizados e trabalhos organizados com bases na interdisciplinaridade.

OBJETIVO DO DESAFIO

Reconhecer a importância da interdisciplinaridade e da diversidade nos processos de desenvolvimento e aprendizagem para a melhoria do ensino e do trabalho coletivo e individual dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.  

PRODUÇÃO ACADÊMICA  

Construção de um projeto de intervenção pedagógica que priorize o trabalho interdisciplinar e considere as diferenças nos processos de aprendizagem dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental.

DESAFIO PROFISSIONAL  

A professora Ana assumiu no segundo semestre do ano uma turma de 5º ano do ensino fundamental e percebeu algumas dificuldades de aprendizagem nos alunos, observou que têm em sala de aula dois alunos com deficiência visual e que grande parte do conteúdo esperado para esta etapa não foi trabalhado ainda pela falta de professores anteriormente.  

A professora Ana assumiu uma vaga de professora em uma escola central na sua cidade e, logo de início, percebeu algumas dificuldades na organização de seu trabalho, o que também a fez detectar algumas possibilidades de atuação diferenciadas.  Como já conhecia a escola na qual foi trabalhar, sabia que ela era uma escola bem conceituada na cidade e que, por isso, diversas famílias buscavam matricular seus filhos lá. Em contrapartida, esperavam sempre trabalhos realizados com excelência e muita dedicação dos professores.  Em relação à sua sala de aula, Ana já sabia que seria uma turma de 5º ano (último ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental) e que por isso o foco maior são os estudos das diversas disciplinas, ou seja, o reconhecimento dos diferentes conteúdos necessários para que o aluno pudesse ser preparado para os anos finais do Ensino Fundamental e os desafios da interdisciplinaridade.  Diante da realidade encontrada (uma turma heterogênea tanto social quanto econômica e culturalmente), ela também observou que havia lá dois alunos com deficiência visual que estavam bastante envolvidos com a turma, mas que se encontravam inseridos na turma sem qualquer trabalho especifico para eles. Ela começou então a buscar informações sobre esses alunos e descobriu que se tratava de dois alunos diagnosticados com baixa visão e, por isso, reconheceu inicialmente que não se tratavam de alunos cegos. Como professora recém-formada ela retomou seus materiais e seus estudos para tentar, da melhor maneira possível, compreender formas de organizar o  trabalho com seus alunos de maneira que envolvesse todos eles e que pudesse também retomar a defasagem no ensino dos conteúdos que os alunos apresentavam em virtude de uma ausência de professores na turma, visto que no início do primeiro semestre a professora da turma se aposentou e eles não tinham ainda um professor fixo que assumisse o trabalho com toda a sala.  Ana sabe que essa realidade de professores substitutos e temporários pode prejudicar o processo como um todo com os alunos, mas ela agora era a professora da turma e resolveu assumir o trabalho com dedicação e com o intuito de amenizar tais características de uma realidade que estava posta na sala, mas que poderia ser alterada para benefício dos alunos e para o adequado preparo dos mesmos na sequência de seus estudos.

O grande benefício que Ana teve é que recebeu a notícia de que teria uma auxiliar em sala de aula em virtude da configuração da turma e, especialmente pela presença dos dois alunos com deficiência visual, mas que a sua auxiliar também não era especialista nesse tipo de atendimento pedagógico.  O primeiro passo da professora Ana foi então realizar um levantamento dos conteúdos que os alunos já haviam aprendido e analisar novas propostas de trabalho para que atingisse seus objetivos. Com essa finalidade ela realizou, juntamente com sua assistente, o seguinte levantamento:

 Mapeamento dos conteúdos já trabalhados 1 – Conteúdos de Português. 2 – Conteúdos de Matemática. 3 – Conteúdos de Geografia e História.  4 – Conteúdos de Ciências.  Como os conteúdos de Artes e EEducação Física são trabalhados por professores especialistas e ela sabia que estes estiveram na escola o tempo todo, Ana não se preocupou com tais aprendizagens, ainda que considerasse sua importância na formação integral de seus alunos. Ela apenas focou nos conteúdos de sua responsabilidade e conversou com os outros professores (de Artes e de Educação Física) para conhecer um pouco sobre a realidade e o rendimento escolar de seus alunos nestes momentos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com