TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Intervençao

Artigos Científicos: Projeto Intervençao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  7.609 Visualizações

Página 1 de 7

PLANO DE ESTÁGIO II

Viver melhor conhecendo os direitos

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Supervisionado II.

Orientador: Prof.ª Adarly Rosana Moreira Goes.

Supervisor de Estágio:

Supervisor de campo:

SUMÁRIO

PROJETO DE INTERVENÇÃO

1 Apresentação.........................................................................4

2 Justificativa............................................................................5

3 Objetivos................................................................................5

3.1 Objetivo Geral.......................................................................5

3.2 Objetivos Específicos............................................................5

4 Público Alvo............................................................................6

5 Metas a atingir.........................................................................6

6 Metodologia.............................................................................6

7 Recursos Humanos.................................................................7

8 Parceiros ou Instituições Apoiadoras..................................7

9 Avaliação..................................................................................7

10 Cronograma de Execução.....................................................8

11 Referências............................................................................9

PROJETO DE INTERVENÇÃO

1_ APRESENTAÇÃO

A proposta do presente projeto de ação é de orientar parte da população de idosos o que são beneficiários do BPC. Oferecendo reuniões de grupo para melhor esclarecimento dos usuários do beneficio, acreditando que é na troca de experiência entre seus participantes que os objetivos propostos pela equipe, venham a ser alcançados.

Propor uma melhor e mais ampla compreensão de que a velhice é algo inerente ao próprio ser humano e que, por isso, necessita de ser cuidada, a mesma foi comtemplada com o “Estatuto do Idoso”, instrumento importante na defesa dos direitos dos idosos. O referido estatuto acabou de fato estimulando a sociedade a se mobilizar e exigir a efetivação das leis em beneficio das pessoas idosas. Por isso pretendemos com esse projeto continuar divulgando os direitos dos idosos, e exigir o cumprimento das leis. Estatuto do idoso, Lei nº 10741 de 01º de Outubro de 2003, (Brasília 2004).

O projeto visa também que os idosos, além, de reconhecerem seus Direitos, ainda saibam como exigi-los. Também se considera que seja interessante que os idosos atendidos pelo Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS de Bebedouro em Linhares- ES, tenham a instituição como um local de encontro de discussão e de lazer. Para que esse projeto seja bem executado, usaremos como meio de divulgação nas escolas, no bairro e no CRAS cartazes com informações sobre o seminário, folhetos com orientação pertinente ao tema (BPC) através de panfletagem. Para ministrar o seminário usaremos cartazes e multimídia como recursos visuais, palestras em linguagem simples e de fácil compreensão, e um fórum onde os idosos possam tirar dúvidas sobre o tema com Assistente social do CRAS.

Desta forma, o título do projeto é o seguinte: “Viver melhor conhecendo os Direitos”, as práticas de diálogo e esclarecimento, a fim de que as pessoas considerem o momento vivido como oportunidade de mudanças em sua postura individual e social, elevando a auto estima e a satisfação de buscar desenvolvimento do caráter. O projeto será realizado no CRAS de Bebedouro será aberto a todos idosos matriculados e os que quiserem participar.

2_ JUSTIFICATIVA

Os idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social – Cras de Bebedouro em Linhares-ES veem a instituição como um local onde fazem apenas o cadastro para participar do serviço de convivência e receber o Benefício de Prestação Continuada – BPC. Assim, somente comparecem ao CRAS, sem compreender que esse benefício não é uma aposentadoria, sim um direito conquistado na Constituição federal. No entanto, o CRAS deve ser reconhecido como um espaço de convivência, desde que sejam proporcionadas atividades que atraiam esses cidadãos.

Neste sentido, a proposta do Projeto de intervenção ser realizado no próprio CRAS tem como objetivo valorizar a instituição perante o idoso e a comunidade e valorizar o trabalho do Serviço Social junto à população idosa, demonstrando que este não se destina apenas a atender às necessidades básicas mais urgentes como subsídio alimentar, dentre outros. Pois o CRAS oferece também aos idosos, assistência social e psicológica, contribuindo assim, para melhores condições de vida, traçando metas de curto médio e longo prazo, proporcionando vivência mais saudável.

3_ OBJETIVOS

3.1_ Objetivo Geral

Orientar e proporcionar reflexões e discussões entre os idosos acerca do tema (BPC) e incentivar sua participação nos programas do CRAS, buscando alcançar vivências e novos olhares sobre a cidadania. E os direitos que foram conquistados na constituição federal.

3.2_ Objetivos Específicos

 Integrar e sensibilizar o grupo de idosos, desmistificando mitos e preconceitos sobre a velhice;

 Auxiliar na construção de metas de curto e longo prazo para suas vidas;

 Informar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com