TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Projeto Pesquisa Sobre Comércio Eletrônico

Monografias: Pre Projeto Pesquisa Sobre Comércio Eletrônico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  3.059 Palavras (13 Páginas)  •  4.064 Visualizações

Página 1 de 13

1. Problema:

O consumidor moderno busca cada vez mais comodidade e menor preço, o comércio eletrônico propicia isso aos consumidores e muitas outras vantagens em relação às lojas fisícas.

Em um comércio eletrônico muitas vezes o gestor espera que a internet proporcione tudo o que se imagina, sem demandar qualquer esforço, já que acredita- se que só por estar presente na rede de produtos ou serviços, as coisas comecem a funcionar por si sós. Mas não é bem assim que os fatos ocorrem, e na maioria dos casos, ter este tipo de pensamento pode levar de imediato ao fracasso.

Deve- se encontrar o público alvo, estabelecer um nicho de mercado e trabalhar com as estratégias para alcançar o que o mercado espera de você. O esforço, perseverança e desenvolvimento devem ser a base das atividades dentro da Internet, é por esta razão que se propõe esta pesquisa, de maneira a aprofundar nas preocupações dos empresários, conhecer quais são suas incertezas atuais em relação ao e- commerce, quais seriam os desafios mais preocupantes e quais estratégias de sucesso adotadas para superar os desafios e incertezas.

2. Justificativa:

Tem se evidenciado no passar dos anos que a internet se tornou essencial na vida de cada um. Pessoas estão conectadas o dia inteiro e em qualquer lugar, e já não imaginamos nossa vida sem toda essa conectividade. A cada dia o numero de pessoas com acesso à rede aumenta. O comercio eletrônico vem crescendo junto com essa demanda, tem se tornado um comércio atrativo e com algumas vantagens em relação ao PDV (ponto de venda). Por isso essa pesquisa busca servir de conselho aos empresários que buscam entrar ou se consolidar no mercado de e- commerce, de modo que eles possam aplicar as melhores estratégias para o sucesso do seu projeto.

3. Objetivo:

3.1. Geral: Mostrar quais são os principais desafios para a gestão de um e- commerce e as melhores estratégias para supera- los.

3.2. Específicos:

- Entender o que é e- commerce

- Identificar quais são os obstáculos que os empresários iram enfrentar na hora de empreender seu negócio de comércio eletrônico.

- Propor as melhores soluções para os problemas encontrados

- Estudar casos de sucesso no e- commerce.

4. Referencial Teórico

4.1. O que é e- commerce?

Segundo Mauricio Salvador, podemos definir o comercio eletrônico como uma transação comercial feita através de meios eletrônicos, ou seja, é uma compra feita à distância, seria ter o shopping dentro do computador ou qualquer outro dispositivo usado para compra.

O comércio eletrônico pode ser divido em vários tipos: B2B(business-to-business), de empresas para empresas; B2G(business-to-government), de empresas para órgãos públicos; B2C(business-to-consumer), de empresas para consumidores; e C2C(consumer-to-consumer), de consumidores para consumidores.

No Brasil o e- commerce teve início da década de 90, com surgimento de alguns portais de internet e a movimentação de empresas como Magazine Luiza, Saraiva e Booknet (que foi vendido e tornou- se o Submarino). Entre 2001 e 2004, aumentou o número de consumidores online, consequentemente com esse estouro, muitas empresas que não tinham um modelo de negócio sustentável saíram de cena. Por outro lado, algumas empresas passaram a apresentar ótimos resultados.

Com a consolidação dos sites de busca e os comparadores de preço, as pequenas e médias empresas tiveram condições de competir com as grandes lojas, pois o consumidor poderia ver a comparação de preço entre diversas lojas e provavelmente escolheria o melhor, independente da marca da loja.

Um outro marco de evolução do mercado foi em 2008 quando a oferta de crédito foi aumentada e o governo reduziu o IPI para notebooks e desktops. Com os computadores mais baratos o acesso a internet foi democratizado e consequentemente as compras online aumentaram bastante.

Albertin diz que o comércio eletrônico é a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos de negócio. Os processos podem ser realizados de forma completa ou parcial, incluindo as transações negócio-a-negócio, negócio-a-consumidor e intra-organizacional, numa infra- estrutura predominantemente pública de fácil e livre acesso e baixo custo.

Cameron (1997) defineque CE inclui qualquer negócio transacionado eletronicamente, em que essas transações ocorrem entre dois parceiros de negócio ou entre um negócio e seus clientes.

Segundo Kalakota e Whinston (1997), dependendo de para quem se pergunte, CE pode ter diferentes definições:

• De uma perspectiva de comunicações, o CE é a entrega de informações, produtos, ou pagamentos por meios de linhas de telefone, computadores ou qualquer meio eletrônico;

• De uma perspectiva de processo de negócio, o CE é a aplicação de tecnologia para a automação de transações de negócio e fluxos de dados;

• De uma perspectiva de serviço, o CE é uma ferramenta que endereça o desejo das empresas, consumidores, e gerência para cortar custos de serviços, enquanto melhora a qualidade das mercadorias e aumenta a velocidade da entraga do serviço;

• De uma perspectiva online, o CE provê a capacidade de comprar e vender produtos e informações na internet e em outros serviços online

Ou, ainda, o CE pode ser definido como a compra e venda de informações, produtos e serviços por meio de redes de computadores.

Bloch, Pigneur e Segev (1996) estenderam essa definição, incluindo que CE é o suporte para qualquer tipo de transações de negócio que utilize uma infraestrutura digital, o que coincide com o uso mais abrangente que algumas empresas fazem do CE, tais como as que utilizam a Word Wide Web(WWW) para fornecer informações a suas clientes, como uma ferramenta de marketing, como um canal de vendas e uma linha de suporte, e alguns bancos que utilizam a Internet para as transações de troca de dados financeiros.

4.2. Comportamento do consumidor online:

O processo de decisão de compra é ativado por uma reação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com