TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Sustentável

Projeto de pesquisa: Projeto Sustentável. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 7

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................04

Unidade 1 – Exercício proposto

2. Texto COMITÊ PARA DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMÁTICA (CDI)....05

Unidade 2 – Projeto Sustentável

3. Projeto de Reuso de água (Reuso de Água Residencial)..........................................07

4. Reuso de água industrial...........................................................................................09

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.......................................................................10

ANEXOS.

1. INTRODUÇÃO.

Este trabalho apresenta um estudo sobre o conceito de sustentabilidade. O termo sustentabilidade vem sendo utilizado de várias formas. O objetivo é explicar as características do conceito de sustentabilidade no projeto de reuso de água, proporcionando melhor entendimento quanto da aplicabilidade do termo. O estudo permite afirmar que se os limites e características estiverem bem definidos, o conceito poderá ser empregado com maior eficiência e legitimidade.

Muitas pessoas associam sustentabilidade à preservação do meio ambiente. É uma compreensão correta, porém incompleta. Sustentabilidade é muito mais do que cuidar do planeta para que seus recursos sejam utilizados de forma responsável e não destruídos

Texto COMITÊ PARA DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMÁTICA (CDI)

O CDI – Comitê para Democratização da Informática, em parceria com as comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia, Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro, acaba de lançar um projeto de sustentabilidade pós-implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) naquela região. O objetivo é desenvolver uma ação mobilizadora, capaz de promover a articulação entre diferentes setores da economia: poder público, sociedade civil e iniciativa privada. Os protagonistas são os lideres e moradores das comunidades, que vem debatendo iniciativas e atividades que levam a construção de um ambiente futuro idealizado pelo grupo. O evento de lançamento público do projeto ocorreu na quadra esportiva da Ladeira Ary Barroso, no Leme. A ação tem da Light e da AkzoNobel e conta com participação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Segundo o diretor executivo e fundador do CDI, Rodrigo Baggio, a UPP é na verdade a ocupação física de uma área pelo Estado, a fim de reproduzir a situação anterior de não violência. Entretanto, a UPP representa o primeiro passo e não a solução de todos os problemas das comunidades. “E isso está claro, pois cada vez nos perguntamos, e agora? Como ficam questões como: geração de renda, educação, saúde, melhorias estruturais nas comunidades, lazer etc.? O que vai acontecer quando e se a UPP sair?”, observa acrescentando que a ideia é levar o projeto ás demais comunidades que foram beneficiadas com as UPPs.

Como uma ONG que atua há 15 anos utilizando as tecnologias da informação e da comunicação para a exercício da cidadania, Baggio destaca que o resultado desse trabalho só será possível através da articulação e do esforço conjunto entre as comunidades e o 1º, 2º e 3º setores da economia, promovendo a ocupação positiva do território, marcando presença e empreendendo ações para se chegar a realidade ideal. O projeto é desenvolvido a partir da metodologia dos cinco passos do CDI, baseada na filosofia de empoderamento do educador Paulo Freire. “Tudo isso, levando-se em consideração o que o carioca deseja para o Rio nas Olimpíadas de 2016, uma cidade cidadã e sustentável”, explica Baggio. Os cinco passos são: ver o mundo, pesquisar os dados, planejar a ação, mobilizar para agir utilizando a tecnologia e avaliar o caminho percorrido.

Com apoio do CDI como agente catalisador, os líderes comunitários dos Morros da Babilônia e Chapéu Mangueira se reuniram para definir uma visão que represente os anseios desse grupo e o ideal para sua comunidade. Em seguida, essa visão foi compartilhada e refinada junto aos diversos segmentos dessas comunidades. “A visão que resultou deste processo foi o sonho de criação do Alto Leme, ou seja, ter as duas comunidades unidas e funcionando como uma extensão do bairro do Leme e integrado com o asfalto”, explica o fundador do CDI.

Para Valdinei Medina, presidente da Associação dos Amigos do Chapéu Mangueira, o projeto é uma oportunidade única para as comunidades. “Acreditamos que a qualidade de vida vai melhorar 100% e que podemos ser modelo para as demais comunidades. A ideia é levar o trabalho para outras localidades que têm UPP, de forma que possamos mais fortemente transformar nossos anseios em realidade”, disse.

Exercício proposto sobre o Texto Comitê para Democratização da Informática.

O projeto descrito no texto pode ser considerado de sustentabilidade porque é um modelo social e econômico equilibrado que satisfaz as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades.

O objetivo geral do projeto de sustentabilidade lançado pelo CDI em parceria com duas comunidades do Rio de Janeiro é melhorar a qualidade de vida da população das duas comunidades.

Um dos objetivos específicos do projeto é promover uma união entre os setores econômicos beneficiando a população.

O público-alvo a ser beneficiado são os moradores das duas comunidades.

Projeto de Reuso de água

Reuso de água residencial

É hoje um fato comprovado que o volume de água doce e limpa, que é menos que um por cento de toda a água disponível no planeta, está se reduzindo em todas as regiões do mundo. Inclusive no Brasil. A região da Grande São Paulo é um exemplo típico desse problema.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com