TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de intervenção agricultura familiar

Por:   •  12/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.958 Palavras (12 Páginas)  •  1.647 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DOMÉSTICAS

DISCIPLINA DE EXTENSÃO RURAL

PROFESSORA MARIA LUIZA PIRES

BERNADETE DE LOUDES

CRISTINA ROCHA

SILVANA VIEIRA

AGRICULTURA FAMILIAR: TURISMO RURAL

E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

RECIFE - 2018

AGRICULTURA FAMILIAR: TURISMO RURAL

E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Introdução

        Em 2014 a agricultura familiar foi eleita tema do ano pela Assembleia Geral da ONU e mereceu lugar de destaque nas agendas públicas e privadas no mundo todo. Porém os critérios que definem se uma propriedade é familiar ou não, tem que estar enquadrados na Lei nº 11.326/2006, a propriedade terá no máximo quatro módulos fiscais, unidade de medida agrária, expressa em hectares (no Brasil varia de 5 a 110), onde seja utilizada apenas mão de obra da família, que constitua base de sustentação da renda familiar às atividades econômicas vinculadas ao próprio empreendimento. As normas foram estabelecidas em função do Pronaf, programa que financia projetos do pequeno produtor rural, com juros módicos (MACEDO, 2014).

A agricultura familiar é gerida por uma lógica que considera a diversificação das atividades e as tecnologias de que dispõe, o agricultor é gestor, trabalhador e proprietário dos meios de produção, buscando sempre atender às necessidades da família, definido por um projeto de vida coletivo e ao mesmo tempo individual (PINHEIRO apud DELGADO, 2017). No espaço coletivo o indivíduo constrói sua individualidade e no espaço de diálogo com outros grupos ele se consolida como ator coletivo diante da sociedade. No contexto do movimento ecológico os espaços de interação entre as dimensões coletiva e individual merecem análise no sentido de entender como os atores se constroem em suas relações com o meio e com a natureza, procurando reconquistar sua autonomia (DELGADO, 2017).

Os processos que dão origem a agricultura ecológica surgiram após período da modernização agrícola, por causa de uma degradação no meio ambiente pelo uso massivo de defensivos, causando poluição do solo, água e efeitos nocivos à saúde. Os primeiros movimentos ocorreram na Europa com a utilização de materiais orgânicos para controle de pragas e adubação da terra. A volta do estilo antigo de produzir se traduz no resgate de uma condição mais natural de cultivo realizada por novos atores como o agricultor familiar, que optam por um estilo de vida que tem na ecologia a base do bem viver (DELGADO, 2017).

Nesse contexto, o projeto visa conhecer as demandas e necessidades da comunidade Assentamento Nova Canaã, em Tracunhaém - PE, construir um diagnóstico rural participativo sobre as condições socioambientais desse território e desenvolver um projeto de intervenção que promova a implementação do turismo no ambiente de produção rural, como um mecanismo complementar à geração de trabalho e renda aos atores sociais locais assim como  analisar a contribuição do turismo no desenvolvimento rural sustentável aliado a proteção dos recursos naturais que existem no local. A localidade em questão conta com 39 famílias assentadas, produtoras de diversas culturas brancas como macaxeira, milho, inhame, coentro, quiabo, entre outros. São apicultores e fabricam pães caseiros que são comercializados nas feiras agroecológicas quando encontram uma forma de se deslocar até elas, pois não há transporte gratuito dentro do assentamento nem transporte coletivo. Contam com uma represa responsável pela irrigação e pelo abastecimento das famílias.

Justifica-se este trabalho pela necessidade de criar estratégias e alternativas que promovam o desenvolvimento de culturas cujas ações não causem danos aos recursos naturais presentes no local. A gestão eficiente do modo de produção pode garantir a preservação ambiental e promover a segurança alimentar e nutricional para as futuras gerações.

Objetivos

  1. Objetivo Geral
  • Identificar, analisar e propor alternativas à implementação do turismo no ambiente de produção rural, como um mecanismo complementar à geração de trabalho e renda aos atores sociais locais.
  1. Objetivos Específicos
  • Construir um diagnóstico rural participativo sobre as condições socioambientais desse território;
  • Promover palestras, oficinas e capacitações como forma de preparar a comunidade para a implementação do turismo no local;

Revisão da literatura

O conceito de agricultura familiar tem seu início na década de 1970, quando a agricultura entrou na fase de intensa modernização, surgindo como alternativa e provocando a desapropriação dos pequenos agricultores, como consequência a concentração de terra nas mãos de poucos e a diferenciação social no campo. Definida pelo resgate de formas tradicionais da produção rural, a agricultura familiar consiste em uma estratégia de reprodução social dos agricultores que lutavam por sobreviver nesse ambiente de grandes latifúndios, procurando reconstruir as condições ambientais e sociais ou uma nova agricultura. Dessa forma, o processo de ecologização no campo é reflexivo e que abarca diversas dimensões abrangendo o meio natural, o social e o simbólico (BRANDENBURG, 2017).

O meio rural passa por mudanças, a mais significativa se refere às relações de produção e trabalho, consequência do processo de globalização e modernização da agricultura. Por esse motivo as atividades agropecuárias enfrentam problemas como a desvalorização em relação a outras atividades, intensificando a procura por outras fontes de renda que gerem renda e desenvolvimento aos territórios rurais. O agricultor descobre a possibilidade de exercer atividades não agrícolas, como é o caso do turismo. Por esse ângulo percebe-se o crescimento dessa atividade no meio rural capaz de impactar os processos de desenvolvimento de setores, atividades e territórios (BRASIL, 2010).

A partir desse novo contexto mundial surgiu a pluriatividade, que consiste na execução de outras tarefas pelos componentes da unidade familiar dentro ou fora da ocupação agrícola, tendo por finalidade a obtenção de recursos modificando a identidade familiar como unidade de produção rural (ANJOS apud FUNK, 2006). Entre as atividades é possível citar o turismo rural, “que nesse cenário tenderá a ganhar destaque em função do apelo que a natureza exerce sobre uma sociedade cada vez mais urbanizada, porém preocupada com o meio ambiente” (LOPES, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (181.1 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com