TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto ético-político do Serviço Social

Por:   •  28/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.627 Palavras (11 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 11

Tema 01 Projeto ético-político do Serviço Social

Questão 1: O Serviço Social é uma das poucas profissões que possui um projeto profissional coletivo e hegemônico, denominado projeto ético-político. Esse projeto foi construído pela categoria a partir das décadas de 1970 e 1980, expressando o compromisso da categoria com a construção de uma nova ordem societária, mais justa, democrática e garantidora de direitos universais. Você conhece o Código de Ética vigente? O que você pode contar sobre sua construção e importância? Quantas reformulações já foram realizadas no Código de Ética? Qual a justificativa para essas reformulações? Pois bem, nesta questão você deverá relatar o que você conhece sobre o caminho histórico do Código de Ética do Assistente Social. Faça uma pesquisa virtual e responda aos questionamentos feitos neste enunciado

Resposta: Código de ética vigente? o primeiro Código de Ética (1947) embasado na ideologia católica, fundamentado pela filosofia Neotomista, direcionada para o processo de reordenamento da vida social, com base na filosofia do ajustamento do "caráter" da classe trabalhadora, levando em consideração que os profissionais neste primeiro momento não possuíam nenhum tipo de direito, apenas deveres, assim, a ética se caracteriza como de caráter religioso. Sete anos após o primeiro código de ética, no ano de 1954, é aprovado o 1º currículo mínimo para o curso de Serviço Social, depois de muita luta da profissão, juntamente com a Associação Brasileira dos Assistentes Sociais (ABAS) e a Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social (ABESS) tendo grande repercussão para o Serviço Social brasileiro. No ano de 1967 ocorre o seminário de Araxá para discutir a revisão crítica, em nível teórico-metodológico, no sentido de fomentar uma ação articulada com as lutas dos segmentos populares. década de 1960 de 1965, aprovado um ano após o golpe militar, sofrendo reflexos da ditadura. o Código de 1965 consolida sua missão: conservar toda estrutura ideológica, a partir do contexto da autocracia burguesa, como forma ídeo-política do conservadorismo burguês. Na década de 1970 dando continuidade a luta da categoria acontece o seminário de Teresópolis que discutiu a metodologia utilizada pelo Serviço Social, na perspectiva de uma atuação critica e contra o positivismo. Em 1975,  1960/1970 Em 1980 com a aproximação da teoria de Marx e a vigência do currículo mínimo, com a aprovação do código de ética de 1986 afirmando que a profissão é autônoma inscrita na divisão sócio-técnica do trabalho coletivo. 1993, quando ocorreu a deliberação da revisão do Currículo Mínimo da formação profissional que perdurava desde 1982.

Foram 7 suas alterações com o  compromisso profissional e respeito aos usuários de seus serviços.

Questão 2: O projeto ético-político do Serviço Social sustenta-se sobre um aparato jurídicopolítico da profissão que compreende:

I - O Código de Ética Profissional.

II - As Leis de Diretrizes e bases da Educação.

 III - As diretrizes para a formação dos assistentes sociais.

 IV - A lei de regulamentação da profissão.

Está correto o que se afirma:

 a) No item I.

 b) No item II.

 c) No item IV.

d) Nos itens I; II

e III.

e) Nos itens I; II e IV.

Alternativa E

Questão 3: O Código de Ética do assistente social expressa a renovação e o amadurecimento teórico-político do Serviço Social e evidencia em seus princípios fundamentais o compromisso ético-político assumido pela categoria. São deveres do assistente social em sua relação com o usuário previsto no Capítulo I, Título III, Artigo 5º do Código de Ética Profissional do Assistente Social:

  1. Contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados.
  2.  II. Fornecer à população usuária, quando solicitado, informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Social e as suas conclusões, resguardado o sigilo profissional.
  3. Participar na elaboração e no gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais
  4. . IV. Garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais, resguardando os princípios do código.

Está correto o que se afirma:

a) Somente no item I.

 b) Somente no item III.

c) Somente nos itens I, II e IV.

 d) Somente nos itens II e IV.

e) Em todos os itens

Alternativa C

Questão 4: O projeto ético-político do Serviço Social tem, em seu núcleo, o reconhecimento da liberdade como valor ético central. Liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolher entre alternativas concretas. Concebe, portanto, um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais. Nesse sentido, sobre esse projeto, é correto afirmar que:

a) Apesar do discurso sobre a importância de sustentabilidade do projeto, seus elementos constitutivos não possuem componentes que lhe dão materialidade.

 b) O projeto ético-político do Serviço Social continua inacabado, pois está fortemente ligado ao movimento societário, que, por sua vez, está sempre em transformação.

 c) Apresenta elementos emancipatórios, totalmente dissociado de um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação e/ou exploração de classe, etnia e gênero.

d) O projeto ético-político do Serviço Social expressa as contradições que particularizam a profissão, e seus princípios e valores são condicionados por determinantes histórico-concretos mais abrangentes que não colidem, nem são antagônicos em sua essência, com os pilares fundamentais que sustentam a ordem do capital.

e) Esse projeto articula, em si mesmo, uma imagem ideal da profissão, os valores que a legitimam, sua função social e seus objetivos, conhecimentos teóricos, saberes interventivos, normas e práticas.

Alternativa E

Questão 5: Para Martinelli (2009), a construção do projeto ético-político do Serviço Social requer:

I - Uma base consistente

II - Um sujeito coletivo forte

III – Uma base política forte e que saiba defender os interesses da categoria

 IV- Um sujeito coletivo organizado por meio de suas respectivas agremiações e com expressão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (305.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com