TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos De Pesquisa Em Serviço Social

Trabalho Universitário: Projetos De Pesquisa Em Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

1. INTRODUÇÃO ...................................................................................... 04

2. PROJETO DE PESQUISA .................................................................... 05

3. OBJETO DE ESTUDO .......................................................................... 05

4. HIPÓTESES ......................................................................................... 06

5. OBJETIVOS ......................................................................................... 06

5.1 Gerais ................................................................................................... 06

5.2 Específicos ........................................................................................... 06

6. JUSTIFICATIVA .................................................................................... 07

7. METODOLOGIA .................................................................................... 07

8. REFERÊNCIAS .................................................................................... 08

1. INTRODUÇÃO

A palavra pesquisa deriva do termo em latim perquirere, que significa "procurar com perseverança". Constitui-se em um conjunto de procedimentos que visam produzir um novo conhecimento e não reproduzir, simplesmente, o que já se sabe sobre um dado objeto em um determinado campo científico. Uma parte importante de qualquer pesquisa é o recolhimento de dados, e por isso um pesquisador deve buscar por informações com diligência.

O planejamento de uma pesquisa depende tanto do problema a ser investigado, de sua natureza e situação espaço-temporal em que se encontra, quanto da natureza e nível de conhecimento do investigador. Assim pode haver um número sem fim de tipos de pesquisa.

A pesquisa científica consiste em um processo metódico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema. Para esta pesquisa, é obrigatório avaliar se o problema apresenta interesse para a comunidade científica e se constitui um trabalho que irá produzir resultados novos e relevantes para o interesse social.

Quanto à abordagem do problema, a metodologia da pesquisa pode ser:

• Quantitativa: método de pesquisa que recorre a diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações.

• Qualitativa: é uma pesquisa descritiva que explora as particularidades e os traços subjetivos considerando a experiência pessoal do entrevistado.

Quanto aos objetivos pretendidos, a pesquisa se classifica em:

• Exploratória: envolve uma maior proximidade com tudo o que está relacionado com o objeto de pesquisa. São exemplos, os Estudos de Caso (estudo exaustivo e detalhado) e as Pesquisas Bibliográficas (consulta a livros e outros materiais já publicados).

• Descritiva: levantamento de dados recorrendo a técnicas padronizadas de coleta, como o questionário ou a observação sistemática.

• Explicativa: procura explicar os fatores que ocasionam os fenômenos. Nas ciências naturais é usado o método experimental, enquanto nas ciências sociais recorre-se ao método observacional.

PESQUISA BIBLIOGRAFICA

A pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, documentos mimeografados ou fotocopiados, mapas, imagens, manuscritos, etc. Todo material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir à fundamentação teórica do estudo.

Por tudo isso, deve ser uma rotina tanto na vida profissional de professores e pesquisadores, quanto na dos estudantes. Isso porque a pesquisa bibliográfica tem por objetivo conhecer as diferentes contribuições científicas disponíveis sobre determinado tema. Ela dá suporte a todas as fases de qualquer tipo de pesquisa, uma vez que auxilia na definição do problema, na determinação dos objetivos, na construção de hipóteses, na fundamentação da justificativa da escolha do tema e na elaboração do relatório final.

2. PROJETO DE PESQUISA

Pesquisa sobre o impacto do programa Bolsa Família na melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiaria na cidade Castro, Paraná.

3. OBJETO DE ESTUDO

Realizar pesquisa com as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, a fim de detectar se tiveram melhoria na qualidade de vida, e se o programa tem contribuído para que tenham mais acesso a direitos básicos como saúde e educação.

4. HIPÓSTESES

Há muitas evidencias de que o programa tem cumprido com seus principais objetivos, o sucesso do programa se dá em parte pelo fato de ser uma política estruturante vinculada a uma política compensatória, no caso da educação é a exigência de matricula e frequência escolar de crianças e adolescentes, na saúde é destacado o cumprimento de medidas básicas como vacinação de crianças e pré-natal de mulheres grávidas e no trabalho geralmente são relativas à capacitação profissional e à inserção no mercado de trabalho.

Atualmente no município de Castro estão escritas 10.307 famílias no CADUNICO, sendo 4.280 famílias com benefícios ativos recebendo em media R$133,00. A cobertura chega a 99,2% das famílias em situação de estrema pobreza.

5. OBJETIVOS

5.1 Geral

Avaliar se o programa Bolsa família tem cumprido com seus principais objetivos: melhorar as condições de vida das famílias mais vulneráveis e se tem contribuído para que elas tenham mais acesso a direitos básicos como a educação.

5.2 Específicos

• Levantar a situação econômica das famílias no ingresso ao programa e na atualidade.

• Realizar levantamento sobre a situação educacional das famílias no ingresso ao programa e na atualidade

6. JUSTIFICATIVA

O Brasil teve o maior índice de crescimento mundial do século XX, no entanto isso não se traduziu em redução das desigualdades sociais, pelo contrário, elas aumentaram, transformando as grandes e as médias cidades brasileiras em áreas de grande instabilidade social. O êxito do Bolsa Família, reconhecido hoje dentro e fora do Brasil é um passo importante na direção de transformar essa realidade. As transferências monetárias no PBF são feitas às famílias pobres que assumem o compromisso de investir na nutrição, na saúde e na educação de suas crianças e nos demais integrantes da unidade familiar, além da participação efetiva do Governo na oferta adequada de serviços públicos. O PBF nasceu para enfrentar o maior desafio da sociedade brasileira, que é o de combater a fome e a miséria, e promover a emancipação das famílias mais pobres do país e garantir acesso a direitos básicos como saúde e educação.

7. METODOLOGIA

• Fazer levantamento junto ao SINE do município, visando levantar o numero de famílias beneficiarias que passaram por qualificação profissional e que foram inseridas no mercado de trabalho;

• Fazer levantamento da frequência escolar, antes e depois de receberem o benefício, visando analisar o impacto do programa sobre o comportamento educacional temporal das famílias beneficiárias;

• Fazer levantamento através de questionários para avaliar se houve melhora na alimentação, na saúde, e na autoestima das famílias beneficiarias.

8. REFERÊNCIAS

Dados coletados junto à Secretaria da Família e Desenvolvimento

Social do município de Castro, seção Programa Bolsa Família Acessado em 15/11/2013 às 16:00h

Disponível em >http://www.mds.gov.br/bolsafamilia< Acesso em 17/11/2013 às 16:00h

Disponível em >Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Relatório de Acompanhamento – Brasília: Ipea, 2010< Acesso em 17/11/2013 às 16:30h

...

Baixar como  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »