TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propaganda E Publicidade

Trabalho Universitário: Propaganda E Publicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 10

CAPÍTULO IO QUE É PROPAGANDA E PUBLICIDADE?

A propaganda é o modo como um comerciante ou uma empresa expõem os seus produtos ou ideias, de forma que induza alguém a fazer ou comprar algo. Ela influencia no modo das pessoas pensarem, fazendo-as com que mudem de ideia e adquiram algo levando em conta não as suas necessidades, mas sim, as ideias encontradas na propaganda. A propaganda é o material a ser publicado, o que exige criatividade e cuidado, consiste no modo de chamar a atenção para um produto e apresentar informações sobre sua marca ou empresa, com objetivo de influenciar os consumidores; seu modo de representar fatos possibilita a mentira, pois, usa mensagens exageradas que acabam criando uma ilusão nas pessoas, em relação ao produto.

As propagandas funcionam com o proposito de informar, mas, na maioria das vezes ao invés de informar e alertar, acabam na verdade iludindo e criando uma expectativa na mente das pessoas, em relação ao produto, que não e verdadeira. A propaganda pode transformar a realidade em coisas imaginarias que na verdade não são ou não funcionam da maneira que foi idealizada na propaganda.

O principal objetivo das propagandas e a divulgação, seja ela de um produto, marca ou empresa. Ela é direta e, é considerada a alma do negócio. A propaganda estimula o consumismo que, faz com que as pessoas substituam o que possuem de maneira precoce e descartável para, adquirir outro novo novamente.

As propagandas são veiculadas das mais diversas maneiras, seja através dos vários meios de comunicação em massa, ou ate mesmo, com a própria voz do comerciante que utiliza toda sua lábia em uma feira, por exemplo.

A publicidade incrementa a propaganda, ela é o que torna a propaganda atrativa, que conecta todo o conjunto de propaganda e publicidade.

A publicidade é a forma utilizada para fazer a divulgação de tal ou tais coisas em si, sejam produtos, empresas ou marca. A publicidade expõe não os produtos propriamente, mas sim, suas qualidades, benefícios, prazeres que pode nos proporcionar e, suas melhorias em relação à concorrência, enfim, a publicidade divulga os atributos daquele produto ao invés, do próprio produto literalmente. Publicidade seria então o jeito de tornar algo publico, usando diversas formas de comunicação, voltada para atividades profissionais, que divulguem ideias sobre os produtos de tal empresa às pessoas; necessita de conhecimentos para, criação, planejamento, produção e divulgação; usa a linguagem persuasiva como instrumento principal.

A publicidade fala a verdade, mas, não se expõe completamente. Publicidade é fazer com que os conceitos de criatividade se completem ligando-os aos objetivos de marketing. Sendo fundamental para o meio, a publicidade bem organizada, gera sucessos nos objetivos e proporciona lucros.

A publicidade e mais do que ter ideias. Além das boas ideias é preciso fazer com que todas as peças se encaixem corretamente, em harmonia umas com as outras, feito como em um quebra cabeça onde todas as peças ficam em seus devidos lugares para completarem-se e formarem uma imagem, por exemplo.

Juntas, a publicidade e a propaganda fazem com que o publico alvo simpatizem-se com as ideias que elas passam, a respeito de produtos ou causas. Despertando interesses e curiosidades. Uma coisa leva a outra. Ambas se completam para poderem realizar o objetivo que é a ação, ou seja, a compra do produto. O mais importante é chamar a atenção de forma que ambos sejam valorizados, a mensagem transmitida e o produto, chamando a atenção das pessoas, à publicidade e as propagandas despertam o interesse do consumidor que o leva a desejar possuir tal produto.

As propagandas enganosas são muitas, elas são consideradas crime por ter como seu objetivo enganar, porem, é utilizada do mesmo modo, e infelizmente frequentemente. A propaganda enganosa acaba prejudicando a marca ou a empresa, pois, ela gera conflitos e desavenças. A propaganda enganosa anuncia uma coisa que ao ser utilizado para os fins que foram propostos, simplesmente não funciona ou não trás o beneficio e a eficiência esperada.

Não se sabe ao certo desde quando se existe a propaganda, indícios indicam que ela surgiu juntamente com os políticos.

A propaganda pode ser de diversos tipos:

• Propaganda politica: “Usada para manter e buscar eleitores que juntos e unidos possam eleger determinado candidato a determinado cargo;”.

• Propaganda religiosa: Espalha ideias sobre questões e assuntos específicos de moral e ética.

• Propaganda constitucional: Área em que as relações constitucionais e publicas se entrelaçam, preenche as necessidades da empresa para vender o produto.

• Propaganda social: Voltada para casos sociais.

• Propaganda de Produto: Divulgam o produto levando o consumidor ao conhecimento e, consequentemente a compra.

• Dentre outros tipos como: Propaganda de demonstração, Propaganda de estimulação, Propaganda de comparação, Propaganda de apresentador, Propaganda de testemunho, Cenas da vida real, Emoção, Ecologia, Esporte, Sex-appeal, Humor, Música, etc.

CAPÍTULO IICOMO A PROPAGANDA E PUBLICIDADE VAI DIFICULTAR A BUSCA PELA VERDADE

A propaganda e a publicidade podem ser avaliadas nada mais como um mundo que não existe, elas emitem uma ideia não verdadeira com principal objetivo de fazer as pessoas comprarem determinado produto anunciado, isto é um fator que dificulta muito à busca pela verdade.

As pessoas olham a propaganda que é mostrada de uma maneira, mas, quando as pessoas compram o produto é completamente diferente da propaganda; a propaganda faz com que as pessoas achem que a vida real é como naquele anuncio. A publicidade e a propaganda muitas vezes podem ser assemelhadas com sua concorrência, comparando os preços, expondo promoções e as diferenças do seu produto em relação ao da concorrência, isso pode dificultar também a busca pela verdade.

A Propaganda e a publicidade dificultam a busca da verdade, pois procuram vender um produto através de um anuncio que mostra um mundo de ilusões, onde tudo é feliz e lindo sem defeitos, a população compra muitas vezes um produto sem saber ao certo pra que aquilo serve, levando em consideração somente o que a propaganda transmite ou porque um amigo ou conhecido diz que comprou e gostou, o qual também, na maioria das vezes só esta fazendo propaganda, e assim, dificulta a busca pela verdade.‘’A propaganda trata todas as pessoas como crianças ingênuas e crédulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com