TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Av1 Ciencias Socias Estacio De sá

Monografias: Prova Av1 Ciencias Socias Estacio De sá. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  1.766 Visualizações

Página 1 de 8

________________________________________

1a Questão (Ref.: 201308219724)

Pontos: 0,0 / 0,8

Assinale a alternativa correta A convivência pacífica entre indivíduos que integram uma coletividade maior, ou seja, uma comunidade ou uma sociedade, só pode ocorrer a partir:

da formação escolar da sociedade que interioriza o respeito ao direito do outro;

da existência de uma autoridade patriarcal capaz de exercer o poder de mando;

do consenso estabelecido em assembléias tribais.

da constituição de uma autoridade, isto é, de um governo, um Estado;

de uma série de códigos e normas consuetudinárias;

________________________________________

2a Questão (Ref.: 201308351165)

Pontos: 0,8 / 0,8

¿Alguns índios que vivem no Parque Nacional do Xingu, como os Kamayurá, os Kalapalo, Trumai, Waurá etc, desprezam toda a reserva de proteínas existentes nos grandes mamíferos, cuja caça lhes é indeterminada por motivos culturais, e se dedicam mais intensamente à pesca e caça de aves. Os Kayabi, que habitam o Norte do mesmo Parque, são excelentes caçadores e preferem justamente os mamíferos de grande porte, com a anta, o veado, o caititu etc. ¿ (Roque Laraia). A descrição acima evidencia um tipo de pensamento típico do século XIX, no qual características mesológicas (clima, vegetação, etc.) determinariam comportamentos sociais. Como ficou conhecido, na Antropologia, esse tipo de pensamento?

Determinismo social

Determinismo biológico

Determinismo econômico

Determinismo geográfico

Determinismo cultural

________________________________________

3a Questão (Ref.: 201308319240)

Pontos: 0,8 / 0,8

Qual ciência social estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, notadamente as que têm como base conceituai os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx?

Sociologia.

Economia.

Ciência Política.

História.

Antropologia.

________________________________________

4a Questão (Ref.: 201308248892)

Pontos: 0,8 / 0,8

ENADE 2009

Leia o trecho:

O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal).

GOHN, 2003.

É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho

defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.

recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas. E) utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.

utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.

é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.

cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.

________________________________________

5a Questão (Ref.: 201308220793)

Pontos: 0,0 / 0,8

É correto afirmar que acompanham ou são conseqüências da atual fase de internacionalização da economia os seguintes fenômenos:

I - a reestruturação produtiva, que se refere ao conjunto das transformações que ocorreu nas tecnologias e nas relações de produção, causando, entre outros, o desaparecimento de algumas profissões e o desemprego estrutural.

II - o acirramento da competição tecnológica, que tem reordenado o padrão de acumulação capitalista e gerado grandes corporações globais, por meio de fusões de empresas que operam em um determinado setor econômico.

III - a alta rotatividade da mão-de-obra e formas mais flexíveis e precárias de contrato entre empregadores e empregados.

IV - o fortalecimento das organizações sindicais, que têm assumido papel decisivo no conteúdo das mudanças em curso no mundo do trabalho.

V - o afrouxamento das leis contra imigração, já que os países mais ricos necessitam da mão-de-obra originária dos países que estão em uma posição econômica subordinada.

Assinale a alternativa correta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com