TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova petean

Por:   •  29/11/2015  •  Resenha  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

3) Faça uma distinção entre subnutrição, subalimentação e seus impactos na faixa etária. 

A subnutrição é a resultante da alimentação deficiente de fontes de vitaminas, minerais e carga energética necessária para o desenvolvimento saudável do corpo e, consequentemente, do cérebro. Elementos necessários, principalmente, na fase maternal e infantil. Já a subalimentação é condição fruto da insuficiência de ingestão de alimentos.

        A subnutrição e a subalimentação podem acarretar diversas doenças físicas e mentais e, até mesmo, levar a um quadro de óbito.

        Crianças subalimentadas passam por um processo de queima da reserva de açúcar e posteriormente da de gordura, seu sistema imunológico sofre um colapso, gerando diarreias e infecções. Consequente a isso, vem a destruição da massa muscular, sua aparência se torna desgastada e envelhecida e, por fim, a morte. A formação dos neurônios se dá até os cinco anos de idade, havendo uma alimentação inadequada ou insuficiente essa formação será falha, e suas consequências serão irreversíveis.

A taxa de calorias mínimas para manutenção da vida para crianças de até cinco anos é de, segundo a OMS, 1600 calorias, e para adultos é de 2200. Num geral, um indivíduo adulto pode permanecer três dias sem ingerir líquidos e três semanas sem alimentos sólidos, além disso começam-se as consequências fatais geradas no corpo.        Um adulto, sendo privado por um período de tempo acima do “aceitável”, através da um controle médico pode retomar a sua saúde física e mental.        

4) O que significa otimizar o uso dos recursos hídricos?

        Dilemas provindos da insuficiência mundial de água tem gerado discussões em busca de novos processos de regulação e otimização dos recursos hídricos. Como alternativa a esse cenário tem-se como gestão dos recursos hídricos, um conjunto de ações com finalidade de, através da conformidade com normas e legislações, regular o uso, controle e proteção dos recursos hídricos. Idealiza projetos para proporcionar meios de recuperação e preservação quantitativa e qualitativa dos recursos hídricos brasileiros. Através da legislação, se taxa o uso desses recursos.  Essa adoção de cobrança se dá pela lógica poluidor-pagador, traçada pelas legislações ambientais, o que pressupõe que o fator econômico supriria a demanda da sustentabilidade ambiental. O que ecoaria negativamente no mercado, pela elevação dos custos individuais.

        A mercadologia empregada nos recursos hídricos, no Brasil, principalmente pelas estratégias de valorização, é pauta de defesa dos movimentos ambientalistas, justificado pela perspectiva da penalização sobre os agentes poluidores, e por instituições fomentadoras destes, para uso dessas arrecadações financeiras nas atividades de gerenciamento e controle.  

São usados como instrumentos de combate à poluição, assoreamento e secas. Visando o desenvolvimento de forma menos danosa, esse manuseamento busca cooptar as ações que visam assegurar o padrão de volume e qualidade dentro das unidades de conservação. Visando assim, a valorização da água num contexto de preservação de sua fonte, a natureza. Porém, mesmo sendo inegável as necessidades de recursos financeiros para a gestão ambiental, é preciso um enfoque analítico visando combater a naturalização das noções lógico-dedutivas que servem de barreira na construção de políticas públicas no contexto das questões socioambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com