TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PréProjeto apresentado ao curso de PROINTER da ANHANGUERAcomo requisito parcial à composição de notas da disciplina de Prointer I.

Por:   •  6/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL

PROINTER

EDISON S.BRITO

MARCOS ANTONIO GILL

INTERMODAL MARITIMO

CABOTAGEM

CAMPO GRANDE, MATO GROSSO SUL

2015

EDSON SILVA BRITO

MARCOS ANTONIO GILL

INTERMODAL MARITIMO

CABOTAGEM

PréProjeto apresentado ao curso de PROINTER da ANHANGUERAcomo requisito parcial à composição de notas da disciplina de Prointer I.

Orientador(a): KLEYTON

CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

2. JUSTIFICATIVA ..............................................................................................

3. OBJETIVOS ....................................................................................................

3.1 GERAL .....................................................................................................

3.2 ESPECÍFICOS ..........................................................................................

4. METODOLOGIA DA PESQUISA .....................................................................

5. CRONOGRAMA ..............................................................................................

REFERÊNCIAS ...................................................................................................

1. INTRODUÇÃO

O atual período é marcado, dentre vários fatores, pela importância da circulação como elemento intrínseco e indissociável aos processos produtivos, e pela expansão das possibilidades de especialização dos lugares, estabelecendo dessa maneira uma intensa divisão territorial do trabalho. Esse processo vem contribuindo para uma intensificação dos fluxos materiais e imateriais que ocorrem em espaços cada vez mais amplos pelo território, aumentando dessa forma a tendência ao espraiamento geográfico das atividades econômico-produtivas. Esses aspectos ganham ênfase no Brasil, um país de dimensão continental e extenso litoral, que apresenta mais de sete mil quilômetros de costa, e uma faixa próxima ao litoral onde se localizam a maioria das principais cidades, importantes polos industriais, consideráveis centros consumidores, dentre outros aspectos. Assim, observamos o papel das operações de transportes que se realizam, ou poderiam se realizar, no Brasil através da navegação de cabotagem, nesse contexto, pretendemos nesse breve trabalho ressaltar o que é cabotagem para o Estado brasileiro, a importância da circulação no período atual, e por fim, destacar as ações públicas para o setor de transporte aquaviário nacional, sobretudo para a cabotagem, perpassando necessariamente pela indústria marítima brasileira, visando dessa forma ampliar uma abordagem crítica sobre a temática, tanto em sua dimensão material quanto nas ações e normas públicas e privadas, que modificam e são modificados pelo espaço geográfico.

2. JUSTIFICATIVA

Conforme estudos realizados na área do intermodal, a cada ano é constatado um índice muito grande de crescimento no setor aquaviário.Este estudo demonstrou a importância do transporte de cargas no Brasil, com o intuito de garantir a eficiência logística nos próximos anos. Comparando aos demais modos de transporte, a cabotagem apresenta como vantagens: maior eficiência energética, maior capacidade de transporte, maior vida útil da infraestrutura, maior vida útil dos equipamentos e veículos, maior segurança da carga, menor emissão de poluentes, menor número de acidentes, menor nível de avarias, menor custo operacional e menor impacto ambiental, dos 35 portos públicos nacionais, apenas doze têm serviços regulares de cabotagem e com um reduzido número de rotas destinadas ao transporte de carga. Os outros 23 portos não são aproveitados para essa finalidade. Isto se torna injustificável quando se percebe que cerca de 80% da população brasileira está concentrada em cidades localizadas numa faixa litorânea de aproximadamente duzentos quilômetros em torno da costa marítima, a qual concentra cerca de 75% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A pouca utilização do transporte de carga via cabotagem se dá, em parte, em função do baixo desempenho operacional do setor portuário, o que leva à predominância do transporte rodoviário, responsável por cerca de 52% da movimentação da carga interna brasileira, esse tipo de transporte contribui para a diminuiçao da poluiçao causada pelos caminhoes que espalham na atmosfera toneladas de dioxido de carbono proveniente ao transporte. O grande potencial de crescimento encontrado no setor motivou a elaboração de uma metodologia para desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à decisão, na qual parâmetros relativos à demanda de mercados e características da frota podem ser testados para o dimensionamento desta, bem como a programação dos navios estabelecendo rotas e escalas nos portos que configuram esse cenário. A metodologia empregada pode ser dividida em duas etapas: a primeira consiste na geração de todos os roteiros viáveis, juntamente com os parâmetros relativos a cada uma das rotas para cada classe de embarcação.

Essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com