TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré-projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Metodologia Cientificado

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  7.466 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA

CURSO DE PEDAGOGIA

SCHEILA AZEVEDO

SILVIA RIBEIRO

BOI-DE-MAMÃO

Diversidade Cultural

Palhoça,

2016


SCHEILA AZEVEDO

SILVIA RIBEIRO

BOI-DE-MAMÃO

Diversidade Cultural

Pré-projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Metodologia Cientificado curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça.

Professor: Dr. Adriano Mafra

                

                

Palhoça,

2016

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO..................................................................................................................4

2- OBJETIVOS........................................................................................................................5

3- JUSTIFICATIVA................................................................................................................5

4- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA......................................................................................6

5- METODOLOGIA...............................................................................................................8

6- BIBLIOGRAFIA.................................................................................................................9

7- ANEXOS ..........................................................................................................................10


1 INTRODUÇÃO

As danças folclóricas são, de todas as manifestações culturais tradicionais, aquelas mais conhecidas do público. Tanto mais conhecidas que chegam, com freqüência, ao ponto de serem vistas, apresentadas e assimiladas como a única expressão do que se chama folclore. (Cascaes ,2008 p.13).

Na ilha de Santa Catarina, bem como em quase todo o litoral catarinense, a brincadeira do Boi-de-mamão ocorre nos meses de junho, julho e agosto, em apresentações tradicionais.

A dança do Boi de Mamão é a brincadeira mais cultivada e, por isso mesmo, a mais apreciada dança folclórica da região. Sendo uma das tradições folclóricas mais antigas de Santa Catarina, principalmente nas regiões litorâneas.

 Inicialmente, o Boi-de-mamão era denominado de O Folguedo do Boi Falso ou Boi de Pano da Ilha de Santa Catarina e, somente na década de 1930, recebe o nome atual.Muitos outros surgiram depois, de tal forma que hoje existem vários grupos organizados por todo o município de Florianópolis e Região Continental.

Sobre a origem do Boi-de-mamão, segundo a cultura popular, há quem diga que os moradores do litoral que, há muitos anos, usavam-se mamões verdes para confecção da cabeça do boi, de onde teria surgido o termo local e logo se espalhando pelo litoral catarinense. (Cascudo, 1979).

Hoje em dia a cabeça do boi é feita de pano, papel e outras matérias.

A dança do boi existe também no Nordeste e em algumas regiões do Norte do Brasil, chamado de Bumba-meu-boi e Boi-bumbá, sendo uma apresentação mais dramática.

O Boi-de-mamão tem uma apresentação alegre que encanta adulto e crianças.

O seu tema, épico, é a morte e a ressurreição do boi. A ele se junta música que vem com improviso e cantoria, um número variado de personagens, num figurino multicolorido.

  1. OBJETIVOS        
  1. Objetivo geral
  • Identificar e compreender a diversidade cultural do Estado de Santa Catarina.
  • Demonstrar as obras artísticas regionais ampliando o conhecimento da cultura popular local.
  1. Objetivos específicos
  • Despertar e desenvolver a socialização pelo folclore boi-de-mamão.

2 JUSTIFICATIVA

Despertar o interesse pela cultura local dos municípios do estado de Santa Catarina, buscando explorar o aspecto sócio cultural, onde possamos aprender e valorizar suas manifestações populares e culturais.

O boi de mamão, e uma brincadeira mais realizada, nas festas mais tradicionais e algumas de suas músicas são de compositores locais, procurando assim fazer com que possamos compreender melhor essa cultura.


3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  

Diferentemente das outras brincadeiras que foram trazidas à Ilha de Santa Catarina pelos açorianos, o Boi de Mamão é uma tradição comum a outros estados brasileiros, apresenta diversas variações, com tipos diferentes de apresentação, mas semelhantes na oralidade de sua história. Muitas semelhanças são vistas entre o Boi-de-Mamão e o Boi-Bumbá, ou o Bumba Meu Boi.

Há muitas controvérsias sobre a filiação do boi-de-mamão catarinense. Alguns dizem que descende dos bois de pano do Norte, outro que veio diretamente de Portugal. Em Parintins, Amazonas, por exemplo, dizem que o boi veio da Ilha do Madeira para o nordeste brasileiro. De qualquer maneira, em Florianópolis o folguedo foi chamado durante muito tempo de boi de pano. (Cascaes,2008 p.14)

A história mostra o desespero de Mateus, um vaqueiro simples do interior da Ilha, dividido entre o amor por sua família e por seus animais de estimação.

Maria mulher de Mateus, grávida, está com desejo de comer o coração do boi, que, ao ver seu boi de estimação morto, busca um médico e um curandeiro para ressuscitá-lo. Ao fim, o boi volta à vida, filho de Mateus nasceu e todos comemoram com cantorias e danças.

  • Bernúncia: Um “dragão do mal” com uma boca gigante que corre em direção ao público na tentativa de engoli-lo. De acordo com a tradição, Bernúncia seja uma representação “bicho-papão” comeria as crianças desobedientes ou não-batizadas e a criança passaria, então, a fazer parte de seu corpo.
  • A cabra: Outra personagem com origem bastante curiosa é a da cabra. Na Espanha, quando o boi nega o combate é gíria comum entre os profissionais toureiros chamá-lo de cabra. Na encenação do Boi-de-Mamão, a cabra entra logo após o boi e representa o touro que não quer lutar. E é nesse momento que a cantoria grita “É cabra, é cabra!”.
  • Maricota: Uma mulher muita alta que rodopia e balança os braços, atingindo intencionalmente o público.

Cada bicho tem melodia e ritmo diferentes dos demais, e, conseqüentemente dança e coreografia diversas. Os personagens são confeccionados com pano, esponja, papel maché, arame, madeira e materiais diversos.

O grupo composto de elementos que formam a cantoria é liderado pelo chamador e acompanhado geralmente por uma sanfona e percussão. Embora isso seja raro, o acompanhamento musical é também realizado por um instrumento característico denominado “orocongo” – feito de um coco da Bahia, seccionado e revestido com couro cru, e uma corda de viola, da qual o som é extraído com um arco de madeira, no qual são fixados fios de crina de cavalo – uma espécie de rabeca ou violino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (641.5 Kb)   docx (505 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com