TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa apresentando como requisito parcial

Por:   •  8/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  1.025 Visualizações

Página 1 de 7

TAIANE ARAÚJO SANTANA

INCLUSÃO

Projeto de pesquisa apresentando como requisito parcial para aprovação na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica III, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, orientado pela Prof.

Salvador

Out/2015

SUMÁRIO

1. Introdução ............................................................................... 03

2. Questão Problema ................................................................. 04

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral .............................................................................. 04

3.2 Objetivos Específicos ................................................................... 04

4. Justificativa ............................................................................. 05

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

5.1 Inclusão ....................................................................................... 06

5.2 Educação .................................................................................... 08

6. METODOLOGIA

6.1 Campo de Pesquisa ...................................................................

6.2 População / Amostra .................................................................

6.3 Instrumento da Pesquisa ...........................................................

7. CRONOGRAMA ..........................................................................

8. ORÇAMENTO .............................................................................

Referências

INTRODUÇÃO

        A exclusão se tornou um tipo de epidemia do início do século, assustadora, altamente contagiosa e de cura pouco provável. Demonstrando uma grande vitalidade e dinâmica e, devido a rapidez com que se espalhou, esta “epidemia social”, tem sido tratada como uma ameaça muito séria ao desenvolvimento das sociedades.

        É maravilhoso imaginar a inclusão na educação atual, mas é preciso existir toda uma preparação para incluir essas crianças de maneira respeitosa. Muitos pais na hora de matricular suas crianças encontram dificuldades, primeiro por conta do preconceito e segundo pela falta de estrutura. É necessário que as escolas regulares tenham essa estrutura para as crianças com todo e qualquer tipo de deficiência, para que elas não sejam excluídas ou privadas do seu direito à Educação e o direito de "ir r vir". Em vários lugares pode-se ver o quanto essas pessoas são constrangidas escolarização separada, professores incapacitados, pessoas afundadas em preconceito que atribui os problemas encontrados pelo próprio deficiente à sua deficiência e à sua possibilidade de desenvolvimento maior ou menor em relação ao parâmetro de normalidade socialmente aceito.

        A Inclusão não pode ser tomada simplesmente como a inserção de crianças deficientes no ensino regular sem suporte, não deve ser entendida como um movimento oriundo dos políticos brasileiros atuais para cortar verbas e prejudicar mais ainda os professores do ensino regular. Toda inclusão deve ser temporária e por este motivo, tem que estar, continuamente, sendo revista para evitar que retorne os processos e mecanismos de exclusão. “Inclusão é processo, e não estado.” (VII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Londrina, 2013)

2. QUESTÃO PROBLEMA

        Como trabalhar a inclusão em um tempo onde as escolas têm uma estruturação voltada para o trabalho com a homogeneidade e não com a diversidade?

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

        Analisar a aplicação do trabalho inclusivo nas escolas de Educação Infantil estruturalmente despreparada.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Discutir e apresentar a política de inclusão e as práticas adotadas pelas instituições estaduais e municipais.

- Levantar as dificuldades que os profissionais da área de educação têm em aplicar a inclusão no ambiente escolar.

- Analisar as estratégias utilizadas pelos profissionais frente as dificuldades da inclusão.

 

4. JUSTIFICATIVA

        O interesse pelo tema surgiu a partir da vivência com dificuldade de se adaptar nas instituições, despertado no ingresso ao curso de Pedagogia e intensificado ao assistir algumas reportagens relacionadas ao tema.

        É importante o estudo do tema pois há um imenso despreparo dos pedagogos em relação a inclusão, que é algo que não pode ser negligenciado, por ser uma situação que faz parte da nossa realidade.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

5.1 INCLUSÃO

“Em primeiro lugar, é bom que se saliente que a Lei Fundamental do Estado Português – A Constituição da República -, a Lei de Bases do Sistema Educativo e o Decreto-Lei nº. 319/91, de 23 de Agosto, garantem uma educação igual e de qualidade para todos os alunos, pretendendo criar uma igualdade de oportunidades que promova o seu sucesso escolar. Neste sentido, a Lei requer que qualquer aluno possa ter à sua disposição um conjunto de serviços adequados às suas necessidades, prestados, sempre que possível, na classe regular” (CORREIA E MARTINS, Luís de Miranda e Ana Paula. Dificuldade de Aprendizagem. Biblioteca Digital; Coleção Educação. 1997)

        Como podemos ver, a inclusão é algo obrigatório por lei, porém é algo que não tem base para que possa acontecer por causa do despreparo dos docentes e das instituições de ensino. Não deve ser tratado como mero modismo ou algo passageiro, pois a partir dela é que será decidido e encaminhado o futuro dos alunos. “Toda criança precisa da escola para aprender e não para marcar passo ou ser segregada em classes especiais e atendimentos à parte.” Lev Semionovich Vygotsky (1896-1934)

        Segundo Lev Semionovich Vygotsky (1896-1934), a postura adotada pela sociedade limita e subjuga os potenciais humanos e funcionais das pessoas com necessidades especiais, pois muitas delas poderiam desenvolver e adquirir uma maior autonomia pessoal, social e profissional. Por isso ressalta a importância da efetivação da inclusão de forma eficiente e presente no cotidiano escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com