TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanálise

Seminário: Psicanálise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

PSICANÁLISE

Freud foi o fundador da psicanálise, por volta século XIX para o século XX. Ele afirmou que não queria formar convicções, mas estimular o pensamento e derrubar preceitos.

A principal característica de Freud, é a afirmação de que o inconsciente trazido ao consciente é a solução para muitas doenças mentais. Ele usou métodos como a hipnose, análise dos sonhos e mais tarde criou a técnica de associação livre.

Para a psicanálise as reações e as ações humanas tem uma base biológica, que são as pulsões inatas, ou seja, os desejos e as vontades.

Freud dividiu em três nosso psíquico, CONSCIENTE, PRÉ-CONSCIENTE E INCONSCIENTE.

CONSCIENTE – O AGORA (cotidiano ) “ O que é consciente é consciente só por um momento.

PRÉ-CONSCIENTE – Algo que está no subconsciente e pode ser trazido ao consciente a qualquer momento.

INCONSCIENTE – É onde fica a maioria da nossa vida mental e não pode ser lembrada facilmente. Ideias, sentimentos, experiências, pois são reprimidos, impedidos de ser trazida a consciência porque são bloqueados pela repressão. O inconsciente manifesta-se através de atos falhos (erro na fala, na memória), piadas, sintomas físicos como a histeria, gestos, pensamentos e palavras que são expressas acidentalmente.

Sendo assim, Freud adotou os seguintes conceitos:

ID – “I want it now! “ – Eu quero agora! É herdado com o nascimento, é os extintos, o prazeroso. É a parte de mais difícil acesso, o ID são as vontades, o desejo primitivo.

SUPEREGO – “I need to do a bit of planning to get it. “ – Eu preciso fazer um pouco de planejamento para obtê-lo. Desenvolvem-se a partir do ego e depois de difere dele, conforme as tradições e exigências de conduta do país, sociedade e familiares. É governado pelas restrições morais.

EGO – É o responsável pelo equilíbrio, ao princípio de realidade. Para lidar com as pulsões e as exigências do SUPEREGO e manter tudo em perfeito equilíbrio, o EGO manifesta mecanismos de defesa, tais como:

REPRESSÃO – É o bloqueio das pulsões. Punição severa dos desejos.

NEGAÇÃO – É a negação quanto ao desejo. Exemplo: Pais negam alguma deficiência dos filhos.

DESLOCAMENTO – Transferir o desejo para outro objeto que o EGO e o SUPEREGO “permitam”.

RACIONALIZAÇÃO – São aquelas desculpinhas que damos a nós mesmo. Exemplo: Eu preciso faltar à aula porque tenho que arrumar meu quarto. Isso ameniza a culpa, deixaria com a consciência tranquila. Pode e é usado para se justificar com as outras pessoas também.

PROJEÇÃO – Projetar em outra pessoa ou em outro objeto, os próprios pensamentos, sentimentos. Exemplo: A menina não gosta do seu cabelo, aí se refere ao cabelo das outras meninas como feio.

SUBLIMAÇÃO – Deslocar um desejo que poderia ser nocivo à vida social, em algo que seja socialmente aceito. Exemplo: Um rapaz que teria uma tendência a ser violento, ao invés de tornar-se um brigão, torna-se um lutador profissional ou professor de artes marciais.

FORMAÇÃO REATIVA – É um mecanismo que vai ao oposto do que se deseja . Exemplo: Forte impulso sexual, a pessoa desenvolve um recalque e um moralismo enorme.

IDENTIFICAÇÃO – O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com