TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICANÁLIZE NA PEDAGOGIA

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

PSICANÁLIZE

Psicanálise foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Fred, tendo o objetivo tratar os desequilibrados psíquicos.

Sigmund Freud, nascido Sigmund Schlomo Freud, a 06 de maio de 1856, em Freiberg, na Moravia, tornou-se o fundador da Psicanálise. Era filho de um comerciante, Jacob Freud, e de sua segunda esposa, bem mais jovem, Amália Nathanson – a imagem materna influenciaria mais tarde, muita dos estudos de Freud. Alguns de seus irmãos, do primeiro matrimônio, eram aproximadamente vinte anos mais velhos que ele. Ao completar quatro anos, Freud mudou-se com a família para Viena. Formado pela Universidade de Viena, optou a princípio por Filosofia, campo que depois iluminaria sua produção teórica, decidindo-se depois pela Medicina, especializando-se em Fisiologia Nervosa.

O inconsciente, Leibniz e Hegel  já haviam feito pesquisas sobre o inconsciente, porém Freud se aventurou a se aprofundar sobre o assunto, como objetivo teve a compreensão e o mecanismo do plano psíquico, analisar o comportamento humano, compreender como funciona a mente e buscar a cura de doenças de casos orgânicos. Sua inspiração de inicio após conhecer o trabalho do fisiologista Josef  Breuer  a hipnose, o profundo da mente humana, uma forma terapêutica por tratamento da psicanálise. Contudo, deixou de lado este método e seguiu por a livre  associação, tendo a teoria dos conhecimentos absolvidos dos filósofos, Platão e Arthur Schopenhauer .

Seu interesse maior para estudo foi os distúrbios emocionais, na época chamada de “Histerias, seu *n entendi* era a busca da cura. Pondo inicio a utilização da arte da cura pela fala, tendo resultados em seus estudos que os desejos e fantasias sexuais se perdem na mente, sendo reprimidos ou esquecidos, até ressurgirem na consciência através de sintomas indesejados por essa razão qualquer, o inconsciente.

Para Freud a mente era dividia em três partes, as personalidades que nascem em categoria e a catarse, dando origem a novas concepções, sendo eles: Sublimação, perversão, narcisismo, transferência entre outros mais comuns no dia-a-dia, diante destes conceitos surgiu a Psicologia Clinica e a Psiquiatria Moderna. Na psicanálise o centro do comportamento humano está no sexo, motivador das reduções penais e distúrbios emocionais do inconsciente. Na era Vitoriana foi um assunto polêmico e pouco aceitável, contudo abrindo campos para debates.

A teoria psicanalítica está dividida em três  publicações, 1900 a Interpretação dos Sonhos; Psicopatologia da vida cotidiana os princípios do estudo e “Três ensaios  sobre a teoria da sexualidade”, contendo o básico da doutrina. Na parte clinica o paciente em repouso, sendo estimulado a falar tudo que vem em mente, o psicanalista ouve e faz analise do que é importante e traz para a consciência o que esta reprimida.

Freud acreditava  que toda perturbação do mente era provenientes de vivencias sexuais  mais marcantes, tornando-se perturbadoras reprimidas. O libido, causa sintomas  como defesa de preservação ate a comunicação com o exterior. O sonho pode ser analisado e interpretado revelando o instinto sexual.  

O ser humano possui também o ID, EGO e SUPEREGO, sendo encontrados os desejos carnais, materiais e os impulsos reprodutores para preservação da vida. O Ego (eu) esta a consciência equilíbrio diante do ID, este responsável pelos desejos da busca vontades  insaciáveis do que se quer e ao mesmo tempo luta contra o superego o mais exigente e vigilante da mente. Fazendo o homem se dividir entre o prazer e a realidade. O superego esta para educação e o moral. Para a psicanálise o subconsciente não é o inconsciente, o subconsciente esta para o consciente, por sua vez o consciente não esta para o consciente, chamados “traições de memória”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (278.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com