TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  31/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

1- O que é Humanismo?

É a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância, pode ainda ser defino como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc.

2- Qual o principal desafio do humanismo?

O principal desafio do humanismo é uma humanização da psique, considerando o homem como um processo em construção, detentor de liberdade e poder de escolha.

3- Qual a diferença entre Ciência explicativa e compreensiva?

O método científico físico-matemático corresponde a um conhecimento explicativo, enquanto o método científico histórico estaria vinculado a um conhecimento compreensivo. Assim, as Ciências do Espírito abordariam as manifestações da vida e as objetivações do homem no mundo social e histórico, e o principal modo de acessá-la seria através da compreensão.

4- O que é o homem resultado e o homem atual?

Homem resultado si refere ao homem como resultado, repertorio, recebido , como homem do passado, homem atual si refere ao homem que si posiciona, que si reinicia, que responde por suas escolha

5- Qual a diferença entre Psicologia humanista e cientifica?

A psicologia cientifica visa medir o mental de forma quantitativa e procura estabelecer uma ligação entre o físico e o psicológico, a psicologia passou a fazer parte das ciências objetivas.

A principal fonte de conhecimento da abordagem psicológica humanista é o estudo biográfico, com a finalidade de descobrir como a pessoa vivencia sua existência e entende sua experiência, por meio de um introspeccionismo.

6- Como o Humanismo afeta a Psicologia?

É considerada como a terceira via, ao lado da psicanalise e da terapia comportamental. A psicologia humanista surgiu como uma reação ao determinismo dominante nas outras práticas psicoterapêuticas, ensinando que o ser humano possui em si uma força de autorrealização, que conduz o indivíduo ao desenvolvimento de uma personalidade criativa e saudável. Essa força inerente a todo ser humano é muitas vezes, no entanto, impedida por fatores externos de se desenvolver plenamente. A psicologia humanista busca, assim, uma humanização da psique, considerando o homem como um processo em construção, detentor de liberdade e poder de escolha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com