TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Serviço Social

Exames: Psicologia E Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  3.968 Palavras (16 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 16

Psicologia e Serviço

Social II

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma perspectiva inovadora e contemporânea sobre o comportamento do homem, com base no filme Tropa de Elite, que nos traz um relato dos diversos conflitos, culturas e manifestações que geralmente são influenciados por grupos sociais na vida dos indivíduos.

Também nos traz uma reflexão critica sobre o conflito social entre a policia e o trafico de drogas, explicitando uma sociedade desamparada, onde o BOPE usa de tortura e crueldade para mostrar a dinâmica de seu exercício, deixando os personagens encurralados no caos, na corrupção e na violência do dia a dia.

O que é Cultura?

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é, através do convívio em sociedade. É um conjunto de ideais, comportamentos, símbolos e práticas sociais aprendidos de geração em geração. Portanto, Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc...

Cultura na língua latina ainda, entre os romanos, tinha também o sentido e significado de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção de grãos, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura da soja, a cultura do arroz etc.

A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano. Porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando, perdendo e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações. A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspetos  procurando assim melhorar a vivência das novas e futuras gerações.

Quais são as manifestações culturais apresentadas no filme?

As manifestações sociais e culturais apresentadas no filme são: a dança, onde, nas cenas iniciais do filme mostra um baile funk que é um estilo musical que tem origem nas favelas do rio de janeiro. O filme é estruturado com, pelo menos, cinco núcleos narrativos: o capitão Nascimento, a dupla de policiais honestos, o dos policiais corruptos, o dos universitários, o dos moradores da favela e o dos traficantes. Todos esses núcleos nos mostram manifestações culturais. Os valores sociais, nas cenas e no dialogo do capitão Nascimento o qual tece juízo e está pronto para apontar o dedo a todos àqueles que, em sua opinião fazem parte do problema, sabedor em detalhes o que acontece no morro, na PM, na faculdade e na ONG, denota a cultura corporativa e o papel dos líderes, na administração e estrutura da sociedade. Esse poder lhes permite desenvolver sistemas de valores e normas de comportamento, podendo recompensar e punir os que acatam ou se negam a seguir as Regras preconizadas. Os jovens mostrados no filme que participam de ONG ‘s e eventualmente usam drogas, alimentam o tráfico, caracterizando-se por ser ao mesmo tempo uma elite cultural bem intencionada, entretanto alienada e comprometida com o tráfico, alimentando a corrupção, caminhos alternativos e antissociais, fazendo, com que toda a sociedade pague o preço, porque dessa forma, esta sendo alimentando o poder da elite do tráfico, um mal, praticamente impossível de exterminar da realidade de nosso país.

Como disse o Capitão Nascimento “quem quer ser do Bope não pode namorar amiga de traficante”... Esta frase retrata uma nítida alusão aos padrões de conduta, normas e valores, não só da corporação, mas também mostrando, além de sua cultura, uma realidade, incutida em nossa mente, como padrão cultural e social, do que é certo e errado. Nesse caso, como no do próprio filme, somos dominados por pré-conceitos do que são comportamentos humanos, considerados de direito legítimo, e o que é considerado de mau comportamento, no caso de companhias, ou até na expressão cultural, presente numa festa funk, denominando e dando crédito a máxima: "Dize-me com quem andas que te direi quem és!".

Violência e Corrupção: Conflitos encontrados no filme Tropa de Elite

Qualquer projeto de prevenção da violência deve levar em conta a complexidade desse fenômeno que possui raízes macroestruturais, pois a violência é uma realidade da sociedade brasileira que não faz qualquer distinção, nem privilégio entre classes sociais, mas que a cada dia faz uma nova vítima. A imprensa menciona em seus noticiários que existe violência policial, como se esta fosse à regra, destacando casos de corrupção policial ativa ou passiva.  A educação é o único meio que pode transformar o comportamento dos homens, para que estes aprendam desde cedo a respeitar o próximo, e os direitos e garantias individuais, que estão assegurados para todos. A sociedade deve investir cada vez mais na educação e na formação do caráter das pessoas. É preciso que cada um assuma a sua responsabilidade, e, que passemos a acreditar no respeito ao próximo e no cumprimento da lei, como passos fundamentais a sobrevivência racional da sociedade, como um todo.

Com tratamento individual, ou em grupos o psicólogo até pode auxiliar. Só que o tratamento leva muito tempo e exige paciência. Pois a pessoa tem que procurar ajudar e querer essa ajuda. A não ser que o psicólogo faça parte como cidadão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com