TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Exames: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  3.959 Palavras (16 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADES ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

FACULDADES ANHANGUERA – RIO CLARO SP

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

DANIELLE GONÇALVES SANTOS R.A: 3839700480

EDILENE DA SILVA BARBOSA R.A: 3839720774

HORTÊNCIA MARIA DA SILVA R.A: 4945930964

TATIANE DE CÁSSIA DOS SANTOS R.A.: 4300072952

Professora: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

RIO CLARO

2013

INTRODUÇÃO:

Com base no texto lido o grupo chegou à conclusão que há varias formas de cultura, podemos dizer que cultura é algo criado por um determinado povo.

O homem não se limita ao mundo natural, ele transforma, cria a sua marca da cultura, se humaniza produzindo seu mundo, gerando sua marca cultural ou as diferentes manifestações culturais.

As formas de produzir e reproduzir, criar e recriar é elementos culturais, recria o mundo natural e o já criado.

Criando novo significado e nova forma de aproveitamento das realidades já existentes, esse processo de refazer e ressignificar é um dos traços culturais.

A cultura é um dos traços definidores do homem, embora haja diferença entre o que é natural e o cultural.

Em algumas situações a cultura aparece como algo “do outro”, da pessoa ilustrada do artista, raramente as pessoas se vêm como agente da cultura, de agentes culturais.

Essa visão, a afirmação da cultura é a afirmação do “outro” e a negação do “eu”.

A Cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria refletindo na música, no caso do samba.

O que implica dizer que o homem, pode ser entendido não em si mesmo, mas a partir e naquilo que produz.

Assim sendo o homem se humaniza não porque é diferente dos animais ou dos outros existentes, mas porque produz esse manifesto na cultura.

E os animais passam socialmente para seu grupo é uma questão semântica e de pouco interesse, não surgiram por influência humana e não são determinados por fatores ambientais ou genéticos.

Como exemplo de cultura animal, os comportamentos de aves, que apresentam uma espécie de dialeto de acordo com o local onde nascem, e a vocalização de baleias orcas, as quais apresentam mudanças de comunicação ao longo do tempo.

E que não é diferente do ser humano, vivem em grupos com suas práticas “costumes” culturais, mas com o passar dos anos, se os nascidos não derem continuidade, acaba-se a cultura tradicional. “Herança social da humanidade”.

Em discussão o grupo entende que; há varias formas de manifestações culturais, apresentadas no filme tropa de elite, pelo fato de entendermos que a cultura é algo criado pelo homem, por um grupo, como: o baile funk, “expressão do corpo”, a ONG faz um trabalho de ajudar à comunidade as crianças com os estudos enfim, foi criada por um grupo a festa que os estudantes promoveram entre eles, o discurso dos estudantes em sala de aula, cada um opinando a respeito da ação dos policiais do bope, é um grupo de pessoas expressando seus sentimentos, pois temos um padrão do certo e do errado, em uma nação que vivemos o próprio funeral do policial do bope, é um enterro com manifestações que foram criadas por homens, a violência na favela também podemos dizer que é uma manifestação cultural.

O filme Tropa de Elite mostrou uma realidade dura que sabemos que existe, porém a evitamos por ser tão cruel, possui cenas intensas e críticas entrelaçando ficção com realidade e gerando muita violência.

Tropa de Elite expõe manifestações culturais objetivando aproximar ao máximo as cenas com a realidade, o filme mostrou o cotidiano da periferia (pobreza extrema e violência), mostra a guerra urbana apresentada pelo BOPE, cuja preparação é para a guerra.

Isso é demonstrado pela fala do capitão Nascimento (personagem principal deste filme), “Rico com consciência social não entende que guerra é guerra”.

O filme mostra a agressividade dada aos policiais que se inscrevem no BOPE e esta agressividade ultrapassa as barreiras do quartel.

Em reunião este foi o primeiro conflito social identificado, capitão Nascimento ter que optar entre a família ou o emprego. A esposa pede que ele deixe o trabalho para se dedicar ao filho que irá nascer porque essa função gera toda aquela tensão submetida pelo sistema, o capitão não consegue dar conta da força desse conflito e se sente insuficiente, totalmente alienado da contaminação social e profissional.

É importante que se tenha ações públicas para resolução desses problemas, articulação funcional e com objetivos definidos, como uma instituição, pois todos nós temos direito absoluto à liberdade, conforme Constituição Brasileira de 1988.

O serviço social é importante na resolução de problemas, pois a interação entre os profissionais e os usuários é de comunicação, emoção e expressão. Em conjunto com a Psicologia trabalham com base em valores, respeito aos direitos humanos e sociais, lutando por autonomia, valores e cultura.

Essas situações de conflitos sociais pedem ações preventivas e é aí que entra o trabalho do Serviço Social junto à Psicologia, que ajuda as pessoas a irem se descobrindo e procurando mudanças no que se realmente pode mudar, ao mesmo tempo psicologia não atua diretamente na resolução de conflitos sociais, porém possui um papel importante na mudança deste contexto.

Psicologia Social ajuda as pessoas a superarem sua identidade alienada, pessoal e social, ao transformar as condições opressivas do seu contexto, não aceitando a violação dos direitos humanos.

"Ao assumir a conscientização como horizonte do que fazer psicológico reconhece-se a necessária centralização da psicologia no âmbito do pessoal, mas não como terreno oposto ou alheio ao social.”

O segundo conflito social é a disputa de poder entre policiais e o trafico de entorpecentes, isso é evidente na cena

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com