TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Artigo: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 6

PSICOLOGIA SOCIAL

Goiânia, setembro

2013

Universidade Anhanguera - Uniderp

Curso: Serviço Social IV

Professora: Darleide Jubé

Tutor à distância: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Nome: Leticia Fernandes Viana de Mello RA:349858

Nome: Valderci Rustiguel Viana RA:349861

PSICOLOGIA SOCIAL

Goiânia, setembro

2013

INTRODUÇÃO

Abordaremos no texto a seguir a definição de cultura e o que ela representa em nossas vidas.

Falaremos do filme tropa de elite, dos conflitos sociais ocorridos no mesmo , do tráfico de drogas nos morros do Rio de Janeiro, da corrupção dentro da polícia, dos universitários e as Ongs sendo usadas para facilitar o tráfico nos morros e a pressão psicossocial sofrida pelos políciais devido sua profissão.

Abordaremos também a necessidade da intervenção do BOPE (batalhão de operações policiais especiais), que assume uma função pacificadora nas favelas.

Será abordado também o trabalho do assistente social que é considerado muito importante na resolução das questões sociais.

RESUMO

A Psicologia Social visa estudar o comportamento de indivíduos e suas influências sociais, buscando o que nos caracteriza como espécie dentro de certas condições ambientais.

Para isso estudamos a linguagem, a história e a cultura dentre outros fatores.

A CULTURA

A cultura define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.

Todos temos cultura seja os seres humanos ou animais, mas o que nos diferencia é a forma que temos de inovar e de transformar enquanto os animais somente reproduzem aquilo que vêem.

Então o ser humano também quando criança tem como os animais a tendência de reproduzir o que os adultos fazem, se crescem vendo os adultos agirem de forma errada ele também vai agir da mesma forma. É o que acontece no filme que mostra crianças com armas nas mãos usando e vendendo drogas como se fosse uma coisa normal.

O FILME TROPA DE ELITE (2007) - Direção de José Padilha.

O mesmo descreve a realidade em que vive a polícia Militar do Rio de Janeiro o (BOPE), que enfrenta o tráfico nos morros, a luta contra a corrupção dentro da polícia e mostra que encontrar pessoas honestas e incorruptíveis dentro da policia é uma missão quase que impossível.

O autor faz uma crítica a classe média formada por universitários que criticam a violência policial mas favorece a violência urbana carioca.

Tropa de elite é um filme que retrata a realidade nos mostrando exatamente o que a mídia tem nos mostrado todos os dias, ou seja, o tráfico nos morros do Rio de Janeiro, a violência, a corrupção, universitários que usam as Ongs nos morros somente para consumir as drogas e traficar.

O filme também mostra o lado humano dos policiais militares que como todo cidadão tem seus medos, anseios e temem por suas vidas. Muitas vezes sofrem por causa do remorso de culpa levando os mesmos ao stress, a depressão e a desestrutura familiar.

A policia militar do Rio de Janeiro não tem estrutura para trabalhar, são mal remunerados, arriscam suas vidas e de sua família por muito pouco, mas como todo ser humano os policiais também temem por suas vidas.

Para subir o morro muitos policiais acabam se corrompendo, recebem propina e vendem armas aos traficantes deixando-os cada vez mais armados para confrontar com a polícia.

Segundo o autor a cultura da policia é o sistema de corrupção, onde os mesmos trabalham para resolver os problemas em benefício próprio e não o da população.

O BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais)

Foi criado em 1970 e é especializado no combate ao crime em favelas.

Durante o período de formação os alunos são levados ao limite, onde somente policiais preparados para o combate conseguem passar pelos treinamentos e o objetivo deste treinamento é eliminar os corruptos e os fracos.

O BOPE esta preparada para intervir quando a policia convencional não consegue resolver. Seu objetivo é acabar com o tráfico nas favelas.

O BOPE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com