TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Ss

Trabalho Universitário: Psicologia Ss. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  2.679 Palavras (11 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Curso de Bacharel em Serviço Social

Psicologia Social e Serviço Social

Docente: Helenrose A. de S. Pedroso Coelho

Discentes: Ricardo Lucas Moreira RA: 377550; Adriano do Vale Cardoso RA: 378571; Letícia Aparecida Fernandes de Alcântara RA: 351271; Adelane Maria Tavares RA:352894: Gisele Pereira Manso RA: 378594; Luana Mayara Miranda RA:402380

CERES

SETEMBRO/2013

APRESENTAÇÃO

Neste trabalho iremos discorrer sobre social e psicológico que ocorrem na sociedade, sobre o filme Tropa de Elite, que discorre sobre policiais corruptos, que usam da tortura para abordar tanto os criminosos quanto a população pobre das favelas desrespeitando e infringindo os direitos, criticam a classe média e ainda nos mostra cenas de miséria no submundo social da metrópole, onde existe a crueldade e a marginalidade é explícita. Onde a desigualdade social é grande, o maior em cima do menor.

Apresentando uma reflexão critica a cerca do cunho econômico, social e psicológico que se manifestam à sociedade, na perspectiva do Serviço Social.

Para os militares entrarem no Bope eles tinham que passar por treinamentos, o chefe da equipe tinham o objetivo de eliminar os fracos e para isso ele mexia com ego e o psicológico dos militares, por que nos seres humanos tem o conhecimento de manipular conhecer o ponto fraco um do outro e isso que nos diferencia ainda mais dos animais pois eles agem por extinto não tem pensamento próprio. Os animais vivem em grupo e não se mistura com outras espécies, já os seres humanos convivem com qualquer pessoa de cultura diferente, linguagem ou lugares diferentes, então com essa tese podemos ter uma noção do que diferencia os animais.

Homens diversos observam fatos diversos e os registram de modo diverso, segundo o tempo e o espaço em que vivem: Essa é a base para a compreensão de todo o processo que diferencia grupos de mesma espécie, trazendo uma configuração particular, um estilo, a cada um deles. Dito de outra maneira, entender o que vem a ser o que chamamos de cultura.

Cultura são os valores que guiam o nosso comportamento social, está sempre em evolução, desenvolvimento e processo de mudança.

“É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.”

No filme, Tropa de Elite podem ver diversas manifestações culturais, dentre elas:

- linguagem: As gírias, os bordões e frases “popular brasileira”. Na favela os moradores usam diversas gírias ao se comunicarem e no decorrer de todo o filme todos os integrantes usam frases “ditas”, que muitas delas vêm de geração em geração, se passando de cultura em cultura, a maneira de falar da periferia também é bastante conhecida, usando linguagem informal.

- Maneira de se vestirem: A população brasileira, na sua maioria, gosta de se vestir com roupas cheias de detalhes e enfeites, as mulheres com roupas colocadas e curtas, e os homens com roupas mais largas, com boné, tênis etc.

Conflitos Sociais

1º Conflito – Corrupção policial

O problema é que muitos policiais são corruptos e usam essa corrupção para fazer lavagem de dinheiro.

Com o baixo salário desses profissionais, eles vêem a corrupção como uma forma mais fácil de ganhar dinheiro e ainda garantir sua segurança aliando-se ao trafico. Nessa guerra que parece não ter fim, policiais honestos tentam ajudar e os corruptos atrapalham.

2º Conflito - Tráfico de drogas e armas

Com fácil acesso que os traficantes têm sobre armas e drogas e com a hipocrisia da classe media, representada por estudantes universitários, que criticam a violência policial, o consumo e o trafico de drogas é quase livre em festas, faculdades, colégios, feiras e em vários outros lugares na sociedade, assim essas pessoas estão favorecendo cada vez mais a violência urbana.

Com uma educação de qualidade e melhores condições e oportunidade de vida menos pessoas (crianças e adolescentes) entrariam para o mundo das drogas e do crime.

Hoje o mundo esta diante de uma calamidade onde poucos tentam fazer algo para mudar e melhorar, quando acham que conseguem tem sua vida ceifada diante da triste realidade.

Em todo caso os conflitos se transformam em jogo de soma zero, onde o ganho de uma das partes não significa necessariamente a perda da outra, e sim, atinge por meio de barganha e negociações.

Para melhorar essa realidade deveriam mudar a legislação criar novas leis, pois as atuais estão defasadas, tentar fazer as pessoas acreditarem que possamos ter um mudo melhor. Criar mais condições onde as desigualdades estruturais sejam enfrentadas com o objetivo de reconstrução e reconciliação.

O filme tropa de elite é um retrato da realidade na cidade de Rio de Janeiro, o monopólio da venda de drogas esta nas mãos dos traficantes, lugar de vender droga é na drogaria. O problema precisa ser enfrentado com inteligência e não com brutalidade.

O combate ao trafico deveria ocorrer de forma tranqüila e serena com a legalização da produção e industrialização das drogas pelas atuais indústrias farmacêuticas em operação no mercado brasileiro de produtos farmacêuticos.

Essa comercialização deveria ser feita da mesma forma que se faz hoje em dia para os medicamentos com tarja pretos, ser necessário uma autorização e identificação do comprador para comprá-la. Ter um controle e realizar pesquisa e identificar os usuários e quanto consome cada um. Essa droga muito mais pura e com controle de qualidade, industrializadas seria comercializadas por menos da metade do preço que custam hoje nas mãos dos traficantes.

O trafico continua sendo crime. Comprar as drogas nas farmácias e revender é trafico. Os usuários seriam encarados como doentes e dependentes químicos crônicos e seriam encaminhados para tratamento medico e receberiam autorização para adquirir as drogas em farmácias caso não consigam se curar da dependência. Assim esses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com