TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia das Organizações

Por:   •  17/5/2018  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE[pic 1]

CENTRO DE HUMANIDADES – UAAC – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Psicologia das Organizações

                        Atividade 1°estágio

Equipe: Cleverson Costa, José Carlos, Marcus Vinicius Barros e Rafaella Aragão.

O que a palavra trabalho significa

Uma atividade tão comum aos seres humanos, o trabalho, fruto da intervenção do homem sobre a natureza, para a produção de cultura, nas formas de utilidades e obras de arte, tem ao longo do tempo e das diversas línguas muitos sentidos atribuídos. Da lembrança de dor, cansaço, obrigação desgastante e incomodo inevitável, passando por expressões como esforço dignificante, construção de uma obra, ou até mesmo instrumento de reconhecimento social, o termo trabalho é muitas vezes diabolizado e heroificado de acordo com a cultura ao qual a palavra tem origem e esta ligada.

No Português o trabalho tem origem do termo Latim tripalium, derivando de um instrumento de tortura, leva a compreensão do mesmo como meio de tortura, dor, sofrimento, como uma atividade penosa. Ligação esta que perdurou até o século XV. Como uma das formas elementares de ação humana o trabalho também tem conotação positiva como, um esforço para alcance de objetivos, oposto ao ócio, instrumento de sobrevivência, de realização e de produção de meios e objetos necessários para o desenvolvimento de nossa sociedade.

O trabalho não é apenas a aplicação de esforço físico ou intelectual, ele pode ser encontrado no ato de debater, quando uma mão da a luz e até mesmo imaginar. Diferentes áreas do conhecimento acarretam em diferentes aplicações da palavra trabalho, seja na física, na sociologia, na biologia etc.

Dos diversos sentidos atribuídos a palavra trabalho, é certa que, ou bem ou mal ele é peça fundamental na origem e desenvolvimento de nossa sociedade, nos permitindo agir sobre o meio, o modificando de acordo com nossas necessidades como espécie e mais que isso como sociedade. O que diferencia nosso trabalho dos outros animais, mais do que a consciência e a intencionalidade é a liberdade. Somos livres para definir quando iremos disponibilizar nossas capacidades físicas e intelectuais na produção  de bens e  na geração de conhecimentos, experiências, valores e normas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (405 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com