TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O profissional de comunicação entende de publicidade, propaganda e jornalismо

Pesquisas Acadêmicas: O profissional de comunicação entende de publicidade, propaganda e jornalismо. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.155 Palavras (13 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 13

COMUNICAÇÃO

O profissional de comunicação entende de publicidade, propaganda e jornalismo. Entre outras coisas, ele sabe planejar, executar e acompanhar campanhas e promoções publicitárias, gerenciar a administração comercial e de marketing das empresas em geral e buscar informações sobre as diferentes mídias. Além disso, o profissional deve investigar empresas anunciadoras, produtos, marcas, mercados consumidores e distribuidores. O profissional de comunicação deve ser capaz de planejar, captar, codificar, editar, veicular e disseminar mensagens midiáticas nas habilitações de jornalismo e publicidade e propaganda com a finalidade de obter a interação social. Deve desenvolver ordem, método e tino comercial, aliados a entusiasmo e dinamismo, ferramentas importantes no processo da persuasão. O gosto e o senso artístico são imprescindíveis já que a publicidade faz da estética uma aliada para melhor persuadir. O profissional precisa estar sempre atualizado e ligado nas transformações do mundo, ter profundos conhecimentos de língua portuguesa e cultura geral, além de ser curioso, dinâmico e criativo. Pode trabalhar principalmente em jornais, rádios, televisões, revistas, internet, agências de publicidade, na área de marketing, em produtoras especializadas, assessorias de imprensa e na área de relações públicas nas empresas.

Carreiras da área de comunicação:

Audiovisual

O profissional trabalha em todos os meios de comunicação audiovisual e radiofônicos: produtoras de cinema e vídeo, emissoras de rádio e TV e empresas que desenvolvem sites e conteúdo para celular. Pode trabalhar na produção, direção, edição e apresentação.

Biblioteconomia

O bibliotecário trabalha como um administrador de dados, que também processa e dissemina a informação. Além de catalogar e guardar as informações, ele orienta sua busca e seleção. Cabe-lhe analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. É de sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação.

Cinema e Vídeo

O cineasta produz filmes e vídeos de curta ou longa-metragem, sejam eles autorais, publicitários ou institucionais, sejam documentários ou de treinamento. Pode desenvolver roteiros e cuidar da iluminação, fotografia, edição ou sonorização, além da direção.

Educomunicação

Integra equipes que desenvolvem projetos educacionais em TV, internet ou em jornal. Pesquisa e compartilha conteúdo com outros alunos em batepapo on-line, videoconferência, blog e rádio, entre outros. Assessora ONGs, veículos de comunicação, estabelecimentos de ensino e órgãos públicos em projetos de comunicação e educação.

Jornalismo

O jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Ele precisa dominar, também, os softwares de edição de textos e de imagens.

Linguística

O linguista investiga as línguas das diversas sociedades e sua relação com outros idiomas. Analisa a estrutura e a sonoridade das palavras e das sentenças, o significado dos termos e das expressões idiomáticas, bem como as diferenças de uso por grupos regionais ou sociais. Pode trabalhar na elaboração de material didático e no planejamento de projetos de alfabetização. Em interação com especialistas em psicologia, estuda os processos que envolvem a linguagem e a mente.

Produção Cultural

O produtor cultural cria e organiza projetos artísticos e culturais, como espetáculos de teatro, dança e música, produções televisivas, festivais, mostras e eventos. Ele cuida de todas as etapas, da captação de recursos à realização final. Pode trabalhar com artistas ou com organizações e empresas voltadas para a área cultural. Como produtor executivo, faz o orçamento do projeto, define cronogramas e busca recursos para a montagem da obra.

Produção Editorial

O profissional coordena a edição de livros, revistas, catálogos, folhetos, websites, CDs-ROM e produtos interativos. Com visão ampla do negócio, é ele quem seleciona os títulos a ser publicados e define com o autor o conteúdo e a forma da obra. O produtor editorial é quem determina o tipo e o tamanho das letras, o papel e as cores, a paginação e as fotos ou ilustrações. Ele estabelece a tiragem, a periodicidade, a época de lançamento e a distribuição da publicação.

Publicidade e Propaganda

O publicitário atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Pode trabalhar com a arte da peça publicitária, na pesquisa para com o consumidor, na criação de textos e campanhas e em marketing.

Rádio e TV

O profissional se envolve na elaboração e na veiculação de programas jornalísticos, esportivos ou de variedades, exceto nas atividades reservadas a jornalistas e atores, como reportagem e dublagem. Ele monta a programação da emissora, redige roteiros, produz e edita programas. Chefia equipes de gravação e de produção e orienta a construção de cenários e a contratação de mão de obra.

Relações Públicas

O bacharel executa a estratégia de comunicação de uma empresa, instituição ou órgão público. Para isso, transmite informações e orientações sobre seus valores, objetivos, ações, produtos e serviços para os funcionários, clientes, consumidores, fornecedores, o governo e a comunidade. Planeja e desenvolve programas e instrumentos para a comunicação organizacional interna e externa. É ele quem elabora e divulga boletins internos e externos, cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais .

Secretariado Executivo

O secretário executivo é o assessor imediato de diretores e gerentes de uma organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com