TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS SÃO OS OBJECTIVOS DE TRABALHO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Projeto de pesquisa: QUAIS SÃO OS OBJECTIVOS DE TRABALHO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

SILVANA CAROLINA GOMES

RA: 1406059

TG: SERVIÇO SOCIAL

1ºBIM. Prof. José Junior

POLO DIADEMA

Abril 2014

RESUMO

Inicialmente pesquisando de forma geral sobre os objetivos do trabalho do Assistente Social, duas classificações me chamaram a atenção “A Origem e Histórico do Serviço Social”.

Sendo que tenho como justificativa desta pesquisa, a busca por um conhecimento mais amplo da profissão.

SUMARIO: 1. Introdução. 2. Objetivos do trabalho do Serviço Social 2.1. Conceito. 2.2 Origem. 2.3 Histórico. 3. Conclusão. 4. Referencias Bibliográficas.

1 INTRODUÇÃO

Os objetivos do Trabalho do Serviço Social, pode ser classificado de diversas formas, considerando-se que faz uso de diversas ciências afins, Ciência Politica, Sociologia, Economia, Antropologia, Ética e Psicologia.

De maneira que o Assistente Social tem como objetivo fazer uso dos seus conhecimentos em cada área da ciência acima citada, para que seja claro e eficiente ao buscar soluções, quando solicitado.

2 OBJETIVO DO TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL

O trabalho do Assistente Social, tem como o principal objetivo contribuir com Ética na construção de uma sociedade mais justa, com menos desigualdade social.

Respeitando o espaço e o meio em que o indivíduo vive, desta maneira o Assistente Social, procura trabalhar de forma organizada, analisando cada indivíduo e sua necessidade de forma a oferecer um planejamento adequado, para que através da Política Publica e Serviço Social, possa devolver a esse cidadão uma integração na vida social de forma que o mesmo terá mais oportunidades em Educação, Colocação Profissional, Saúde, Alimentação e Laser.

Assim podendo obter uma vida mais digna.

2.1 Conceito

Os objetivos do trabalho do Assistente Social, tem como fundamento buscar sempre, melhorias na qualidade de vida da população, na maioria das vezes trabalhar com grupos menos favorecidos na tentativa de atenuar as desigualdades social.

2.2 Origem

A profissão surge no final do século XIX, em 1898, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Com a ascensão da sociedade burguesa com o aparecimento de classe sociais, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. Dessa forma, a classe dominante exerceria um certo controle sobre os proletários. No momento, não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou o que era a mesma.

2.3 Histórico

O serviço social surge da emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica como também cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o capital e o trabalho. Possuí três grandes momentos.

Em 1942, foi criada a Legião Brasileira de Assistência (LBA), que serviria como órgão de colaboração junto ao Estado, para cuidar dos Serviços de Assistência Social. Ainda em 1942, foi instituído o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Em 1943, foi promulgada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), No decorrer da década de 40 as tendências positivistas e sociais ganharam cada vez mais força, mas a partir de 1955, o social vai passar a ser mínimo, e o capital máximo, e a busca de uma expansão econômica se engendra a ideologia desenvolvimentista, que tem como proposta um crescimento econômico acelerado, para atingir prosperidade, grandeza material, a paz e a ordem social, tendo como objetivo central superar o estágio transitório do subdesenvolvimento e do atraso e acompanhar as grandes potências mundiais.

Em 1946, foram fundados mais dois órgãos importantes para o atendimento dos trabalhadores: o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Social do Comércio (SESC). A ABESS também foi criada em 1946, então denominada Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social, uma década após a instalação do primeiro curso de serviço social no Brasil, a Escola de Serviço Social da PUC-SP.

Na década de 1960 acontece a expansão da profissão do assistente social. Essa época

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com