TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL?

Casos: QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  1.358 Visualizações

Página 1 de 2

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL?

O trabalho de um profissional da área de Serviço Social tem por objetivo uma razão socioeducativa, ou seja, o mesmo é qualificado para atuar nas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.

O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar. Para isso, o assistente social utiliza vários instrumentos de trabalho, como entrevistas, análises sociais, relatórios, levantamento de recursos, encaminhamentos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais, contatos institucionais, entre outros, ou seja, o mesmo usa de uma analise de campo em primeiro lugar para poder dar inicio aos devidos procedimentos que a causa necessita.

Para um assistente social, é de extrema importância antes da realização ou providencia referente a uma causa, um bom estudo e conhecimento aprofundado do caso em questão, pois os mesmo necessitam de bons argumentos para a resolução de determinados problemas. Logo após todo um estudo, o assistente social deve intervir para a melhoria de vida do usuário. A adequada utilização desses instrumentos requer uma contínua capacitação profissional que busque aprimorar seus conhecimentos e habilidades nas suas diversas áreas de atuação, ou seja, o profissional deve estar sempre na busca do conhecimento de causas diversas para uma melhor afinação de seus conhecimentos e desenvoltura na resolução dos casos existentes.

A formação do assistente social é de cunho humanista, portanto, comprometida com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza, tendo construído como projeto ético-político e profissional, referendado em seu Código de Ética Profissional, o compromisso com a liberdade, a justiça e a democracia. Para tal, o assistente social deve desenvolver como postura profissional a capacidade crítica/reflexiva para compreender a problemática e as pessoas com as quais trabalham, exigindo-se a habilidade para comunicação e expressão oral e escrita, articulação política para proceder a encaminhamentos técnico-operacionais, sensibilidade no trato com as pessoas, conhecimento teórico, capacidade para mobilização e organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com