TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTOES TGA

Pesquisas Acadêmicas: QUESTOES TGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  7.035 Palavras (29 Páginas)  •  6.238 Visualizações

Página 1 de 29

Qual é a tarefa básica da administração em todas as organizações?

Hoje, a tarefa da administração foge da definição inicial e sua tarefa é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar os objetivos da maneira mais adequada. Eficiente e eficaz.

Explique o conceito de administração

A Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar (PODC) o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.

O que faz com que a administração seja uma das áreas mais desafiantes do conhecimento

O profissional que utiliza a Administração como meio de vida pode trabalhar nos mais variados níveis de uma organização: desde o nível hierárquico de supervisão elementar até o nível de dirigente máximo da organização.Cada organização tem seus objetivos, seu ramo de atividade, seus dirigentes e seu pessoal, seus problemas internos e externos, seu mercado, sua situação financeira, sua tecnologia, seus recursos básicos, sua ideologia etc.

Quais os tipos de habilidades necessárias para um administrador?

Habilidades Técnicas: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefaz especificas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional.

Habilidade humana: Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.

Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total. É muito importante para o nível institucional.

Como se pode alcançar os resultados em uma empresa?

Qualquer que seja a posição ou o nível que ocupe, o administrador alcança resultados através da efetiva cooperação dos subordinados. Onde quer que a cooperação das pessoas no intuito de alcançar um ou mais objetivos comuns se torne organizada e formal, ,o componente essencial e fundamental dessa associação é a Administração – a função de conseguir fazer as coisas por meio das pessoas com os melhores resultados.

Quais são as variáveis básicas da TGA? Explique cada uma delas.

Ênfase nas Tarefas: Administração Cientifica, é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.

Ênfase na Estrutura: Teoria Clássica e Teoria Neoclássica, Teoria da Burocracia, Teoria Estruturalista, é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações.

Ênfase nas Pessoas: Teoria das Relações Humanas, Teoria do Comportamento Organizacional e Teoria do Desenvolvimento Organizacional, é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações.

Ênfase na Tecnologia: Teoria da Contingência, é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da aplicação bem-sucedida da tecnologia na atividade organizacional.

7 - Porque um administrador não pode cometer erros?

Não pode cometer erros, deve saber se relacionar com as pessoas que estão acima e abaixo dele, deve ter consciência do que já aconteceu na empresa, do que ainda pode ocorrer e evidentemente do que acontece atualmente. Deve estar atento aos fatos externos e internos, precisa “enxergar longe”. Deve ter consciência de que é um agente de condução e mudanças, quando elas forem necessárias. Deve ser orientador, educador, para modificar a atitude das pessoas. O administrador influencia interna e externamente.

8 – Porque o administrador deve ter uma formação ampla?

Precisa conhecer disciplinas heterogêneas (como matemática, direito, psicologia, estatística, contabilidade, produção, sociologia, economia, estratégia, etc.); trabalhar com subordinados; estar atento a eventos passados e presentes e às previsões futuras; para eventos internos (nas organizações) e externos (no ambiente em torno das organizações), etc.

O Administrador deve, portanto, ser um agente de condução de conhecimento e de informação, de mudanças e transformações das organizações bem como de novos processos, objetivos, estratégias e tecnologia, exercendo assim, seu papel de gestor e orientador capaz de modificar comportamentos e atitudes. Em suma, o profissional de Administração precisa ser criativo, ágil, capaz de se modificar, de se adaptar continuamente e principalmente, saber gerir uma equipe multidisciplinar.

9 – Qual a contribuição da igreja para a administração

A igreja tem uma organização hierárquica tão simples e eficiente que o seu enorme arranjo mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeça executiva: o Papa.

A estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para muitas instituições que, ávidas de experiências bem sucedidas, passaram a incorporar uma infinidade de princípios e normas administrativas utilizadas na Igreja Católica.

10 – Qual a contribuição da organização militar para a administração?

A organização linear, o principio da unidade de comando (pelo qual cada subordinado só pode ter um superior), a escala hierárquica, ou seja, os escalões hierárquicos de comando com graus de autoridade e responsabilidade, com o passar dos tempos, na medida em que o volume de operações militares aumenta, cresce também a necessidade de se delegar autoridade para os níveis mais baixos da organização militar assim como em qualquer organização. A centralização do comando e a descentralização da execução é outro fator característico e análogo a essas organizações. Linha e assessoria também fazem parte herança da organização militar e o principio da direção em que cada soldado sabe o que se espera dele e aquilo que ele deve fazer.

11 – Defina o que foi a primeira revolução industrial. (1780 - 1860)

Invenção da maquina e sua aplicação a produção, surgindo assim uma nova concepção de trabalho que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com