TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Para Revisão E Estudo De Caso Do Capítulo 9 (TGA)

Artigo: Questões Para Revisão E Estudo De Caso Do Capítulo 9 (TGA). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 4

Questões para revisão cap. 9 (p.252)

1. A motivação pode ser definida como alguma forca direcionada dentro dos indivíduos, pela qual eles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa.

2.

3. A frustração é o sentimento que se desenvolve no individuo quando muitas vezes ele não consegue alcançar objetivos ou satisfazer necessidades estabelecidas. Os comportamentos de reação consequentes são a agressão, a regressão, a fixação e o retraimento.

4. Teoria da hierarquia das necessidades, teoria ERC, teoria dos dois fatores, teoria da realização (necessidades adquiridas).

5. Necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de auto-realização.

6. Os fatores de higiene são aqueles relacionados com as condições do ambiente, isto é, de manutenção. Esses fatores não provocam crescimento no trabalho, mas evitam perda no desempenho. Já os fatores de motivação estão associados a sentimentos positivos, se relacionam ao conteúdo do cargo e provocam satisfação nas pessoas com seu trabalho. Caso estes não existam, não há satisfação.

7. Valência, que seria a forca do desejo de um indivíduo para um resultado particular; é o valor subjetivo relacionado a um incentivo ou recompensa. A expectativa, que seria o conjunto de esforços para o primeiro nível de resultados (a crença de que esforço conduz ao desempenho). E por fim, a instrumentalidade, que está relacionada ao grau para o qual o primeiro nível de resultado (desempenho) vai levar a um segundo nível desejado de resultado (recompensa).

8. Liderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades de grupos no sentido de alcançar os objetivos em uma dada situação.

9. Na teoria X, os indivíduos são preguiçosos e indolentes, não gostam de trabalhar, não tem responsabilidade e pouca capacidade criativa. Na teoria Y, os indivíduos gostam de trabalhar (com condições favoráveis), querem fazer o melhor e são motivadas pelo autocontrole e autodesenvolvimento.

10. O sistema 1 era autoritário coercitivo, que consistia em um ambiente de desconfiança dos subordinados, decisões centralizadas no topo da organização, pouca comunicação e ênfase nas punições, com poucas recompensas materiais. O sistema 2 era autoritário benevolente, baseado em um clima de confiança condescendente, poucas comunicações, algumas decisões descentralizadas, pouca interação pessoal e castigos potenciais. O sistema 3 era consultivo, que consistia em um ambiente de confiança não completo, mas com algumas recompensas e um pequeno envolvimento pessoal, interação moderada e alargamento de politicas objetivando algumas decisões na base. Por fim, o sistema 4 era participativo. Este era um ambiente de completa confiança, onde os subordinados se sentem livres para agir, com ideias de uso construtivo, com participação e envolvimento grupal, e responsabilidade pessoal em todos os níveis. Recompensas sociais e poucas punições aplicadas.

11. Likert estabeleceu a visão de como as organizações poderiam ser vistas como uma rede de interligação de grupos funcionais. Como as redes de trabalho interpessoais são necessárias para preencher os requisitos do processo administrativo, o papel dos administradores, nos grupos de trabalho, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com