TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais Foram As Principais Diretrizes Do II PND

Artigos Científicos: Quais Foram As Principais Diretrizes Do II PND. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 3

Quais foram as principais diretrizes do II PND?

Michele Lima 05202106

Campinas – São Paulo

Dezembro. 2008

Quais foram as principais diretrizes do II PND?

O contexto histórico onde o II PND foi criado continha um novo governo militar, porém, sendo a oposição dentro do próprio grupo. O ano de 1973 havia sido o auge do “Milagre Econômico” do Brasil, mas como foi de forma desequilibrada, não distribuindo a renda de forma a dar sustentação a demanda e também por não haver equilíbrio inter-setoriais, os resultados negativos começaram a aparecer.

A expansão do setor agrícola era maior que a do setor industrial, principalmente referente a indústria de base, sendo que a industria de bens intermediários e de consumo expandiram de forma mais significante, demonstrando a falta de estrutura de planejamento do governo brasileiro. O Balanço de pagamentos brasileiro começa a ter os primeiros sinais de reversão do crescimento sem base, com o aumento das importações de tal importância que mesmo com o aumento das exportações o resultado da balança de comercial é revertido negativamente. A inflação era outro desequilíbrio naquele momento.

O cenário externo também era desfavorável, pois havia uma crise do Petróleo, onde o preço da principal fonte de energia para o Brasil aumentou abruptamente prejudicando ainda mais o saldo da balança comercial brasileira, e como o mercado monetário estava desregulado, houve também sucessivas desvalorizações na taxa de cambio, e isso demonstrava a vulnerabilidade brasileira frente ao cenário internacional.

Os principais objetivos do plano eram de corrigir os desequilíbrios inter-setoriais mantendo o crescimento econômico, fortalecendo as empresas estatais, voltando assim à mesma concepção de desenvolvimento do Plano de Metas.

De forma geral as principais diretrizes do II PND foram:

• A consolidação da Economia Industrializada

• Aumento na oferta de energia

• Mudanças estruturais visando a integração Nacional

• Estratégia de desenvolvimento social

• Integração com a Economia Mundial

A tentativa de consolidar a economia brasileira como industrial foi feita desenvolvendo setores de base, modernizando com a compra de equipamentos de informática, com intuito de ser auto-suficiente nos setores de siderurgia, metais, petroquímicos, fertilizantes, defensivos agrícolas, papel e celulose, minerais não metálicos e matéria prima para a indústria farmacêutica. Também com abertura de novos campos de exportação, além do maior impulso para desenvolvimento tecnológico nacional e impulso para a industria de alimentos.

Referente a questão energética o Brasil se encontrava em uma posição favorável, pois dependia apenas de uma revisão estratégica, pois com a abundancia de recursos naturais tinha alternativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com