TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

II PND

Dissertações: II PND. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 4

Histórico do II Plano nacional de Desenvolvimento- II PND.

A recessão internacional que se seguiu ao choque do petróleo em 1973 teve reflexos diretos no Brasil, com o fim do “milagre econômico” iniciado em 1968. Ao mesmo tempo, a posse do governo Geisel, em março de 1974, inaugurou um nova fase da política nacional, com maior questionamento por parte da opinião pública, fortalecimento da oposição civil ao regime militar e maior dificuldade na aplicação das políticas econômicas vistas como ideais pelo governo brasileiro. Foi nesse contexto que o novo governo decidiu, em fins de 1974, lançar um ambicioso programa de investimentos – o II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) – que visava combinar a manutenção de altas taxas de crescimento com a mudança no estilo do desenvolvimento econômico brasileiro (DOS SANTOS; COLISTETE, 2009).

A proposta central do II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), era imprimir novo rumo ao desenvolvimento brasileiro, ao priorizar o aumento da capacidade energética e da produção de insumos básicos e de bens de capital, representava uma guinada de vulto no modelo anterior, vigente durante o período do "milagre" de 1968-1973, cuja prioridade residia nos bens de consumo duráveis. Parecia extemporâneo e fora de propósito acelerar a economia a partir de megaprojetos, sob a forte liderança estatal, justamente quando vários países ajustavam-se, através da recessão, à nova realidade advinda da quadruplicação do preço do petróleo (FONSECA; MONTEIRO, 2008).

A estratégia proposta no plano foi bastante audaciosa, principalmente, quando se considera que foi implementada em plena crise de descontinuidade de crescimento econômico. Vale destacar que a economia brasileira a partir de fins de 1973 foi caracterizada por desequilíbrios das contas externas, queda da taxa de crescimento do produto interno real em relação às taxas experimentadas nos anos anteriores, elevação da taxa de aumento de preços e desaceleração do crescimento industrial (BOARATI, 2011).

II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND)

O II PND, foi posto em prática entre 1975-79, durante a gestão Geisel. Esse plano teve uma importância fundamental na consolidação do processo de substituição de importações ocorrido no Brasil.

A expectativa era de que os projetos das empresas estatais estimulariam a produção do setor privado, proporcionando taxas de crescimento semelhantes ao período anterior, o do milagre. No entanto, a evolução do PIB ficou abaixo do esperado. No que se refere ao financiamento do plano, o Estado assumiu um grande passivo para conseguir realizar seus objetivos e com a segunda crise do petróleo no final da década de 70 a deterioração das contas externas levou a piora da situação cambial.

De modo geral, pode-se dizer que os objetivos de mudança estrutural que motivaram o Plano foram alcançados. Contudo, os resultados concretos só vieram a acontecer entre 83-84, com a maturação dos investimentos realizados. Entre esses resultados, três merecem destaque: i) a reversão do saldo da balança comercial, que se tornou superavitária, ii) uma dependência menor das importações de petróleo, iii) uma maior diversificação na pauta de exportações do país, com predomínio de bens manufaturados (no lugar de bens primários, como era no passado).

Concordo plenamente com o autor quando o mesmo afirma que os planos traçados pelos diversos governos no Brasil foram demagógicos.

O Governo de Ernesto Geisel, chegou ao poder da maneira antidemocrática adotada na época. As eleições indiretas para presidente da República, realizadas no Congresso Nacional, não passaram de fachada com objetivo de encobrir o processo eleitoral de natureza antidemocrática.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com