TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais Os Elementos O Skank Apresentam Nessa música Pacato Cidadão Que Podem Contribuir Para Uma Análise Na Sociologia

Dissertações: Quais Os Elementos O Skank Apresentam Nessa música Pacato Cidadão Que Podem Contribuir Para Uma Análise Na Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E APREMDIZAGEM

Vitor da Fonseca apresenta um levantamento das principais linhas de conceituação do desenvolvimento psicomotor, conseguindo superar o desafio de unificar concepções de distintas disciplinas e de vários autores oriundos de diferentes culturas. O resultado é a mais completa e compreensível descrição do modo como funciona a psicomotricidade. O livro está dividido em três grandes seções: • Desenvolvimento Psicomotor: as contribuições dos autores europeus Wallon, Piaget e Ajuriaguerra. • Desenvolvimento Perceptivo-Motor: o aporte dos autores norte-americanos Kephart, Cratty, Getman, Frostig, Brasch, Cruickshank e J. Ayres. • Desenvolvimento Sociomotor: abordagem dos autores russos Vygotsky, Luria, Bernstein, Zaporozhets e Elkonin.

Esta pesquisa teve por objetivo comparar o desenvolvimento das habilidades psicomotoras relativas à Estruturação Espaço-temporal em dois grupos de crianças com 6 anos completos, que frequentam Escolas Municipais de Educação Infantil em Promissão, SP, em meio período e que diferem por: um grupo frequentar creche no outro período (grupo A) e o outro grupo não (grupo B). Para a realização dessa pesquisa foram utilizados dois instrumentos, primeiramente a anamnese realizada com as mães, com a finalidade de responder aos critérios de inclusão da pesquisa, e a avaliação da Estruturação Espaço-temporal da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca, 1996, que é composta por sete testes.

Ao comparar os resultados dos grupos, observou-se que houve algumas diferenças significativas entre eles. A diferença de resultados entre os grupos permite levantar algumas hipóteses para explicá-la. Este é um trabalho inicial que tem o mérito de suscitar questões relativas à educação infantil nas creches e abrir caminhos para outras pesquisas. Desde o nascimento, o que salta aos olhos no desenvolvimento infantil é o corpo e seus movimentos que, inicialmente, não apresentam significados ainda inscritos. Aos poucos, este corpo em movimento transforma-se em expressão de desejo e, posteriormente, em linguagem. A partir daí, a criança é capaz de reproduzir situações reais, fazendo imitações que se transformam em faz-de-conta. Assim, a criança consegue separar o objeto de seu significado, falar daquilo que está ausente e representar corporalmente.

Este processo nada mais é do que a vivência dos elementos psicomotores dentro de contextos histórico-culturais e afetivos significativos. E isso é que garantirá a aprendizagem de conceitos formais aliados à aprendizagem de conceitos do cotidiano: construir textos, contar uma história, dar um recado, fazer compras, varrer a casa, utilizar as operações matemáticas para contar quantas pessoas vieram, quantas faltaram, etc.

Além disso, para chegar a uma coordenação motora fina, necessária à construção da escrita, a criança precisa desenvolver a motricidade ampla, organizar seu corpo, ter experiências motoras que estruturem sua imagem e seu esquema corporal.

Portanto, a psicopedagogia e a psicomotricidade estão intimamente ligadas. Antes de aprender a matemática, o português, os ensinamentos formais, o corpo tem que estar organizado, com todos os elementos psicomotores estruturados. Uma criança que não consegue organizar seu corpo no tempo e no espaço, não conseguirá sentar-se numa cadeira,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com