TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as perspectivas do comércio internacional brasileiro (importações/exportações) nos próximos 2 anos?

Por:   •  16/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

Quais são as perspectivas do comércio internacional brasileiro (importações/exportações) nos próximos 2 anos?

Nos dados apresentados pelo IPEA (2022), apresentados na Figura 1, percebe-se que tanto o volume de importações quanto exportações apresentou uma tendência de crescimento entre Julho de 2020 e Maio de 2022. O saldo da balança comercial varia em ciclos, sendo maior no meio do ano e reduzindo no início e final de ano, provavelmente acompanhando os períodos das safras de grãos. Segundo o mesmo relatório do IPEA os indicadores são sólidos e apresentaram recordes históricos desde a série iniciada em 1997.

O crescimento das exportações é explicado pela subida dos preços (bens de consumo, intermediários e de capital), assim como também explica o aumento das importações (ex.: combustíveis, lubrificantes, bens de consumo, intermediários e de capital).

Figura 1 – Exportações, importações e saldo comercial

[pic 1]

Fonte: (IPEA, 2022)

Na Figura 2, são mostradas as projeções macroeconômicas do Banco XP. Lá as perspectivas são positivas para o comércio exterior com relação ao aumento dos volumes de exportação e importação, com um aumento do saldo da balança comercial em 2022, mas com uma retração da balança comercial em 2023. O aumento é explicado pela alta dos preços dos produtos, mas os dados recentes da variação dos preços das principais commodities mostrados na Figura 3, mostram que o preço da soja, principal grão exportado pelo Brasil, está em queda. Além disso temos ainda uma pressão inflacionária que tende a reduzir lentamente nos próximos anos. A situação política do país com a eleição do presidente da república em outubro adiciona mais um grau de incerteza nas previsões, já que mesmo conhecendo os dois principais candidatos, ainda não se tem clareza de como será a política econômica e externa.

Figura 2 – Resumo das projeções macroeconômicas XP – Atualizado em 05/07/2022

[pic 2]

Fonte:  (EXPERT XP, 2022)

Figura 3 – Variação no preço das commodities

[pic 3]

Fonte: (IPEA, 2022)

As projeções a longo prazo do Banco Bradesco, mostrados na Figura 4, também apresentam tendências parecidas, porém um pouco mais otimistas que as do banco XP para 2023. Eles preveem uma queda na balança comercial somente em 2024 e uma recuperação a partir de 2025. O relatório do Bradesco é mais atual que o do Banco XP, portanto leva em conta também a aceitação do mercado em relação a potencial vitória de Luís Inácio Lula da Silva. O ex-presidente, apesar de ter uma política populista, ameaçando o cumprimento do teto de gastos, o que pode afastar investidores estrangeiros, também é reconhecido mundialmente por sua capacidade de negociar dentro e fora do país, facilitando as parcerias comerciais.  

Figura 4 – Projeções Bradesco Longo Prazo – Recorte sobre comércio internacional e câmbio – Atualizado em 05/08/2022

[pic 4]

Fonte: (BRADESCO, 2022)

Referências:

BRADESCO. Projeções Bradesco Longo Prazo. Economia em Dia, 2022. Disponivel em: <https://www.economiaemdia.com.br/SiteEconomiaEmDia/Projecoes/Longo-Prazo>. Acesso em: 31 ago. 2022.

EXPERT XP. Resumo das projeções macroeconômicas XP, 2022. Disponivel em: <https://conteudos.xpi.com.br/economia/projecoes-xp/>. Acesso em: 31 ago. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (316.9 Kb)   docx (290.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com