TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os métodos de negociação

Projeto de pesquisa: Quais são os métodos de negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.918 Palavras (16 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 16

Etapa 1

O que são Técnicas de Negociação

Hoje a maioria das pessoas tem diferentes conceitos de negociação, cujo principal objetivo é obter uma resposta positiva a um acordo, com técnicas de negociação como saber usar a informação, o poder e tudo necessário para a tomada de decisão de seus interesses. Negociação também é entendida como um processo de comunicação, que se desenvolve quando queremos algo de outra pessoa. Nota-se que, em todos esses conceitos, o mais importante é a conquista de parceria.

Hoje, podemos dizer que a negociação é encarada como uma habilidade, que, neste caso, é entendida como aquilo que se aprende e aprimora com a prática. O conceito que no nosso ponto de vista caracteriza a negociação como uma habilidade a ser treinada e desenvolvida é: um processo que envolve uma ou mais partes de interesses comuns e/ou antagônicos, que se sentam para confrontar e discutir propostas explícitas com objetivo de alcançar um acordo.

As técnicas observadas desde seus conceitos com base em um enfoque sistêmico é o seu processo que inclui as entradas (as influências às quais a negociação está sujeita), o processo em si (a negociação propriamente dita) e as saídas (resultados da negociação). É um processo, um conjunto de etapas, onde deve ser observada tanto na nossa ótica quanto na ótica do outro.

Contudo na verdade, o processo de negociação deve completar a busca da mútua satisfação. Mais do que o simples resultado da negociação, o que importa é a possibilidade de uma negociação conduzir a soluções que comportem ganhos para as diferentes partes envolvidas e o quão ela foi gratificante em termos de realização pessoal e melhoria das relações. Independente do que priorizar no processo de negociação o mais importante é praticar as técnicas aprendidas de uma forma planejada e satisfatória para as partes envolvidas.

Mas, só com a prática permitirá que alcancemos o estado de arte, pois as técnicas de negociação, as táticas as serem usadas virão com o tempo de experiência, no melhoramento constante do dia a dia e podendo ser usadas em qualquer situação das nossas vidas.

Aplicação das Técnicas de Negociação no Desafio

No projeto "Feito em Casa", observamos que se encontra a necessidade de fechar um acordo com as possíveis parcerias. A ONG "viva a natureza", quando criou a marca "Feito em Casa" tem o objetivo de divulgação de uma cultura de produtos socialmente justos, e ambientalmente corretos. Isso serve de entrada no processo de negociação para alcançar as parcerias com os empresários que a ONG quer patrocínio.

A negociação se desenvolve dentro dos interesses sociais e culturais da ONG, que precisa de patrocinadores fortes para poder instalar três lojas nos principais Shoppings Centers da região. Nessa parte terá que equilibrar os interesses dos patrocinadores com a ótica da "Feito em Casa".

Isso será bom no seguinte, às empresas patrocinadoras serão vistas pela sociedade como investidoras em projetos sociais, culturais e ambientais. A "Feito em Casa" terá a possibilidade de gerar renda às pessoas de classe social menos favorecida, além de valorizar a cidadania, o patrimônio cultural e os recursos naturais. Isso seria um bom resultado para essa negociação.

Desenvolvimento do Comitê

O comitê se chamará "Soluções em Vista"

Renato.

Descrição do Processo “ganha – ganha”

O objetivo do comitê é conseguir com que os empresários tornem-se parceiros da "Feito em Casa" para que assim a ONG consiga abrir três lojas, com as quais irá ter um retorno com a satisfação de poder contribuir com a população menos favorecida, uma maior visibilidade para a cultura local, preservação da natureza utilizando os recursos naturais, materiais reciclados e reutilizáveis.

O comitê tem por missão mostrar para os empresários os benefícios de fazer parte desse projeto, tudo para que entre a "Feito em casa" e os empresários flua para um sistema ganha-ganha, para que ambas as partes saiam satisfeitas, já que o comitê utilizará de todos seus recursos, onde a "Feito em Casa" tem como objetivo a instalação de três lojas nos principais Shopping Centers da região para o fechamento desse acordo.

Cada integrante do comitê tem o compromisso de buscar soluções nos conflitos que surgirem durante o processo de negociação. Como cada integrante do comitê negociará com um empresário para saber lidar com o tipo de personalidade.

Etapa 2

Esquema

Atuação de cada um no Processo

Observamos que os possíveis fornecedores têm perfis diferentes, sendo assim, uma forma diferente para tratar com cada um deles, nos comunicando de forma que aceitem o projeto e o acordo seja fechado com mais facilidade e menos conflitos durante o processo de negociação.

Anderson irá tratar com Ana Maria, pois sabemos que os perfis deles são compatíveis para que o processo de negociação seja bem tranquilo e o caminho mais simples para o fechamento do acordo. Anderson, após colher as informações sobre Ana Maria sabe que o caminho para motivá-la é por meio de o que esse novo patrocínio trará para a empresa dela uma visão de inovação e satisfação pessoal com um projeto deferente do que já é de seu domínio, por meio de uma conversa bem detalhada e técnica.

Ele sabe que se entrar pelo lado da atitude e capacidade persuasiva, e mostrando todos os benefícios que proporcionará a ela pode alcançar resultados positivos, mas não esquecendo que não deve agir com persistência, pois ela já está ciente do proposito da marca “Feito em Casa”, pois ela sim teve a necessidade de saber tudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com