TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o papel da educação para a concepção de Estado de Platão?

Por:   •  10/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Lucas Raí Série: 3ºA Agropecuária

  1. Qual o papel da educação para a concepção de Estado de Platão?

A responsabilidade da educação seria fornecer á cidade os melhores funcionários, para que fosse evitada a corrupção. A sociedade estaria organizada desta forma: Os governantes prestariam serviço à todos, os soldados defenderiam as pessoas, e todos trabalhariam com honestidade e qualidade. O objetivo final da educação, para Platão, era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo. Os governantes e juízes seriam os que detinham o poder, exemplo, o prefeito, os vereadores, os soldados seriam os que defenderiam a cidade, polícias, exércitos e os artesãos seriam os que saciariam as necessidades da cidade, agricultores, pedreiros e trabalhadores das indústrias.

2. Para Hobbes, como os homens viviam no Estado de natureza e o que os levou a construir um pacto para fundar a autoridade política?

Para Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado. Um homem só se impõe a outro homem pela força; a posse de algum objeto não pode ser dividida ou compartilhada, fazem de tudo para conseguir seus objetivos, nem que para isso seja preciso usar a violência. O homem não sendo sociável por natureza o será por artifício, por pacto. É o medo e o desejo de paz que o levam a fundar um Estado social e a autoridade política, abrindo mão dos seus direitos em favor do soberano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com