TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de uma breve visita à discussão clássica sobre o papel do Estado

Artigo: Resumo de uma breve visita à discussão clássica sobre o papel do Estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo da breve visita a um debate clássico...

O que de fato se tem como registro históricoe que a preocupação com o bem- estar na sociedade, ou o que fazer com os menos favorecidos os considerados pobres e o papel do estado nesses processos remoto há muito tempo atrás.

Podemos citar listar alguns dos fatos históricos nos comprovando essa trajetória de os conhecimentos, tais como a decadência da sociedade feudal e da lei divina entre os séculos XVI e XVII discutindo sobre o papel do estado; em Maquiavel também podemos constatar uma mesma preocupação, pois abordava o exercício do poder politico por meio do estado; hobbes,também em seu leviathan (1651)apontava as ações voluntárias dos homens ,que com intuito de preservar a liberdade natural e com o medo da violência e da guerra renunciavam à liberdade individual em favor do monarca absoluto . Outras contribuições se fizeram presente, com locke, na origem do poder como num pacto estabelecido pelo consentimento mútuo dos indivíduos no sentido de preservar a vida a liberdade e a propriedade ; jean- Jacques rosseau , com o seu contato social , de 1762 e a concepção de que a sociedade civil é imperfeita porque foi corrompida pela propriedade.

O que se sabe, porém, é que, a avaliação desse universo está relacionada às relações entre as classes ou forças sociais, além das condições econômicas gerais, que de alguma maneira, interferem nas opções politicas e econômicas dos governos.

Liberalismo

A luta de liberalismo pelos chamados direitos de liberdade apesar de estar ligado a um conceito histórico especifica, onde havia uma disputa por hegemonia entre a burguesia e a nobreza, foi o que impulsionou diversas lutas que o ajudaram a ampliar o conceito de cidadania.

No Brasil o tema cidadania adquiriu um novo vigor a partir de 1988 com a elaboração de uma nova constituição na qual se inclui uma nova relação de direitos e deveres dos cidadãos, e toda esta conquista foi efetivada nos marcos do capitalismo da ideologia liberal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com