TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida E Respeito Ao Meio Ambiente

Artigo: Qualidade De Vida E Respeito Ao Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  1.240 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ALBERT EINSTEIN

PROJETO DE INTERVENÇÃO NO ENSINO MÉDIO

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ALBERT EINSTEIN

HERVAL D’OESTE – 2014

SANTA CATARINA

1- Identificação

Escola de Educação Básica São José

Estagiário (a): Jessyca Sara de Col

Série: 301 Magistério

Disciplina: Didática de Series Iniciais

Professor: Julio Cesar de Oliveira

Herval d’ Oeste, novembro de 2014

2- Delimitação do tema

Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

3- Objetivo geral

Reconhecer que uma boa qualidade de vida só se faz a partir de ações contínuas de respeito à sociedade e ao meio ambiente.

4- Objetivos específicos

• Conscientizar os alunos a tomarem um posicionamento crítico sobre o que está relacionado aos problemas ambientais presentes e futuros;

• Executar diariamente atitudes que sejam saudáveis tanto para o meio em que vivemos quanto para nós mesmos;

• Eliminar do dia- a- dia tarefas que prejudiquem a qualidade de vida;

5- Justificativa

Para que tenhamos uma boa qualidade de vida é necessário que pelo menos, o meio ambiente em que vivemos esteja de acordo com o conceito “boa qualidade”.

Então, para melhorar a “Qualidade de Vida” das pessoas da nossa comunidade, sabendo que para transformar o mundo todos devem tomar uma atitude, será trabalhado com os alunos o tema “Qualidade de Vida e Meio Ambiente”, no qual será aplicado conteúdos relacionados ao meio ambiente, sua importância, e como cuidar e preservá-lo.

De início será deixado bem claro pra os alunos que é dever de todos zelar pelo futuro do planeta, e por isso cuidar dele é um ato que cabe a todos nós. Para então realizar este projeto contarei com o auxílio de palestras, aulas expositivas dialogadas, vídeos e reflexões.

Para que a reflexão seja realizada de maneira que atinja os objetivos propostos, é de extrema importância que antes sejam debatidas as principais causas de um ambiente não saudável, suas consequências na sociedade e no meio ambiente, as medidas de resolução baseadas nos princípios de precaução e prevenção.

Nada mais necessário para atingir aos outros objetivos para tornar o mundo melhor, do que começando pelo próprio meio ambiente e qualidade de vida saudáveis para todos.

6- Fundamentação Teórica

Sabendo então que a qualidade de vida não envolve apenas hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, qualidade dos relacionamentos, balanço entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer e saúde espiritual, o projeto irá focar em trabalhar na parte do meio ambiente, ou seja, o meio que nos cerca diariamente e que interfere diretamente em tal qualidade.

Ambiente saudável é aquele em que por um extenso período permite a sobrevivência de espécies, no nosso caso a espécie humana, satisfazendo da melhor forma possível as próprias necessidades do homem, e oferecendo -lhe a oportunidade de ter uma vida digna e saudável. Portanto, podemos dizer que cada grupo social determina qual sua melhor maneira de viver, pois não existe um padrão a ser seguido.

Entretanto ocorre diária e crescentemente a consciencialização aos cidadãos nos assuntos dirigidos aos problemas ambientais que afetam a todos, e que direta ou indiretamente afetam a nossa saúde.

Quais seriam as principais causas de um ambiente não favorável a vida dos cidadãos e quais as suas implicações na sociedade?

O uso devasso dos recursos naturais e o desenvolvimento consumista pode afetar a continuidade de condições favoráveis para a qualidade de vida de todos os seres vivos. Devemos estar conscientes que talvez as consequências não apareçam e não nos afetem agora, mas futuramente não existem dúvidas que iram afetar na qualidade de vida de alguém.

Visando proteger e garantir um ambiente saudável, a conferência das nações unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento realizada em 1992, no Rio de Janeiro, Brasil, propôs alguns princípios para alcançar um desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com